10 filmes inspiradores sobre corrida para ver no sofá

fdfds
A elite também sofre
19 October, 2017
IMG_8004
UTMB: De que pó são feitas as estrelas?
20 October, 2017
4300623468_a17044355b_z

São muitas as histórias reais de superação na corrida que foram depois adaptadas ao cinema. O desporto é também fonte de inspiração para argumentos fictícios, mas igualmente apaixonantes. Fique com a nossa selecção de 10 filmes inspiradores para ver no conforto do sofá.

Forrest Gump

Trata-se de um drama que atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama, que cruza os Estados Unidos a correr, testemunhando alguns dos eventos históricos mais importantes da segunda metade do século XX. Indicado para 13 óscars, o filme venceu em 1994 seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Director (Robert Zemeckis) e Melhor Actor (Tom Hanks).

 

Chariots of Fire

Vencedor do óscar de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Banda Sonora, em 1982, este clássico sobre corrida conta a história de dois atletas britânicos com um objectivo em comum – disputar os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris –, mas com perfis bem diferentes. Harold Abrahams (Ben Cross) é um estudante judeu que corre para ser famoso, enquanto Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário católico devoto, que corre em nome de Deus. A banda sonora do filme (composta pelo grego Vangelis) tornou-se um hino de maratonistas de todo mundo.

 

The Barkley Marathons: The Race that Eats You Young

Todos os anos, a corrida mais intensa, secreta e estranha do mundo acontece na selva do Tennessee. Inspirada numa famosa fuga de prisão, a Barkley Marathons tem um percurso de montanha com mais de 160 km. Para se ter uma ideia da dificuldade, em 25 anos, apenas 10 pessoas concluíram a prova. O documentário mostra os bastidores da ultramaratona e seus (também estranhos) personagens.

 

The Athlete

Baseado na trajectória de Abebe Bikila, o filme de 2010 mostra a vontade inabalável do primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Na primeira delas, em Roma, em 1960, Abebe correu os 42 km descalço, forma como sempre treinou, tornando-se no primeiro atleta negro de África a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A produção etíope, candidata a óscar de Melhor Filme Estrangeiro, vai além da vida e glórias do atleta, que precisou de superar um acidente que o deixou numa cadeira de rodas.

 

McFarlend, USA

Inspirado numa história real passada em 1987, McFarlend, USA passa-se numa pequena cidade da Califórnia, onde o treinador Jim White (Kevin Costner) aceita o desafio de trabalhar com um grupo de jovens desportistas da McFarland High School, instituição formada na sua maioria por estudantes latinos. Incentivados pelo treinador, o grupo de jovens corredores supera as probabilidades, vencem obstáculos físicos e sociais, tornando-se campeões de corrida de montanha.

 

The Spirit of the Marathon

Em The Spirit of the Marathon são várias e diferentes as histórias que se cruzam. Em todas elas, a superação e a disciplina são os ingredientes necessários para que os protagonistas alcancem o objectivo a que se propuseram: completar a maratona de Chicago. Este documentário mostra a preparação e rotina de treino de seis atletas, dos quais quatro são amadores, e os motivos que os levaram a correr os 42 km. Forte fonte de motivação, o filme é rico em detalhes sobre a história da modalidade, com depoimentos de escritores, historiados e atletas.

 

São Silvestre

Documentário pouco convencional, São Silvestre faz um retrato belo e sensorial da maior corrida a céu aberto da América Latina. O registro do percurso foi feito pelo actor Fernando Alves Pinto, que correu a prova em 2011 com uma câmara acoplada ao corpo. As imagens captaram as passadas, a respiração, o suor, o cansaço e os gestos do corredor, revelando a emoção do personagem ao participar de um evento com milhares de atletas nas ruas de São Paulo.

 

Gun Runners

O Quénia é um país rico em corredores e é na corrida que muitos encontram uma oportunidade para uma vida melhor. O documentário mostra a história de dois quenianos – Julius Arile and Robert Matanda – que trocaram suas armas e os roubos por ténis de corrida e o sonho de correr uma maratona.

 

Raça

O filme de 2016 retrata a vida do norte-americano Jesse Owens, um dos maiores corredores da história que mostrou ao mundo, durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim, que a ideia de supremacia ariana construída por Hitler, durante o regime nazista, era apenas uma ideia racista.

 

Run For Your Life – New York Marathon

Este documentário do cineasta Judd Ehrlich relata a fascinante vida e trabalho de Fred Lebow, o excêntrico fundador da Maratona da Cidade de Nova Iorque, cujo amor e paixão pela corrida provocou um fenómeno mundial.