14.ª Maratona do Porto EDP: Da festa em família à luta pelo recorde

ETR2016-4421
Três portugueses integram a elite que vai disputar a 7.ª Everest Trail Run
2 November, 2017
23132095_1985279248377418_6757832380429580759_n
Luís Semedo e Natércia Silvestre vencem Trail de Nisa
6 November, 2017
fad

A 5 de Novembro, o Porto volta a ser o palco de uma das maiores festas desportivas do país. A 14.ª Maratona do Porto EDP promete encher as ruas de atletas experientes e amadores, apoiantes fervorosos e provas para toda a família.

T: Rute Barbedo F: Paulo Jorge Guimarães

São 42,195 quilómetros para quem a corrida exige muito treino, 15 quilómetros para percorrer em família ou entre amigos e seis quilómetros para quem tem como ambição principal divertir-se. É assim – com a Maratona, a Family Race e a Fun Race – que, a partir das nove da manhã de 5 de Novembro, o Porto vai celebrar a corrida.

“Queremos ser – e já somos – a maior e mais autêntica maratona de Portugal”, reivindica Jorge Teixeira, director da prova homologada, na qual uma das grandes buscas serão os mínimos europeus. Tanto pela alta competição como pelo facto de já se ter ultrapassado a fasquia de 6500 inscritos – um novo recorde de participação – “vai ser mais um enormíssimo espectáculo”, acredita o responsável.

No total do evento, a média de 15 000 participantes e mais do triplo de apoiantes tem marcado o evento nos últimos anos. Nesta 14.ª edição, a prova principal terá partida junto ao aquário Sea Life Porto, na Foz, passagem pelo Castelo do Queijo e por baixo da Ponte da Arrábida, entre outros pontos icónicos, e chegada ao Parque da Cidade (Queimódromo).

Quem “pára” o relógio?

A possibilidade de correr com figuras de renome mundial do atletismo é também um dos grandes atractivos do evento, que todos os anos tem atraído estrelas. E para a elite, completar uma maratona em menos de duas horas é o grande sonho perseguido há décadas.

No plano oficial, reconhecido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), o  recorde pertence ao queniano Dennis Kimetto e é de 2h02m57s, alcançadas na Maratona de Berlim, em 2014. No Porto, o atleta mais rápido a percorrer os 42,195 km foi Philemon Baaru, em 2011. Conseguiu “parar” o relógio às 2h09m51s, fazendo história na Maratona do Porto, um capítulo que a elite pretende transformar a cada ano. Com excepção dos feitos de Marisa Barros em 2007, de Aureliana Edmundo em 2006, de Fátima Silva em 2005 e de Natália Pinho em 2004, que conquistaram o primeiro lugar no plano feminino, as vitórias têm pertencido ao Quénia e à Etiópia.

Destaques do evento
O melhor do pé à boca

No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nos dias 3 e 4 de Novembro, a Expo Maratona é o local onde podem ser levantados os kits de participante, receber informação útil e conhecer as novidades, em termos de equipamento e nutrição, de diversas marcas ligadas ao desporto. Em 2016 estiveram mais de 15 000 visitantes na Expo Maratona.

Concerto de fado

Na véspera da corrida, pelas 17 horas, terá lugar “um concerto especial de fado” na Alfândega do Porto, onde decorre a Expo Maratona. A entrada é gratuita (ainda que sujeita ao espaço disponível) para todos os participantes da Maratona, Family Race e Mini Maratona.

Medalhas personalizadas

No dia da prova, será possível gravar uma medalha com o nome e tempo de cada participante. O serviço estará disponível na tenda da Todotrofeo e tem o custo de cinco (se encomendado com antecedência) ou 10 euros (no próprio dia).

Do seguro à massagem

Do Kit de Participante fazem parte: a camisola de finisher, a T-shirt oficial, o diploma de participação, direito à Pasta Party, local para guardar a roupa, o serviço de cronometragem, uma medalha, cobertura por seguro, recepção de resultados por SMS e uma massagem, entre outras ofertas.