26 campeões olímpicos e mundiais confirmados para a Athletissima

sapatilhas
Ténis ou sapatilhas?
21 June, 2017
crane_lisnave_1
Meia Maratona de Almada: Correr… num estaleiro naval  
21 June, 2017
0b11f70ce39044079ef94b604d53a2b5

Foto: DR

Serão 26 os campeões olímpicos e mundiais que vão participar na edição deste ano da Athletissima, a decorrer no próximo dia 6 de Julho, em Loussane, Suíça. Segundo um comunicado publicado na página oficial do evento, está confirmada a presença de 13 campeões olímpicos que se sagraram no ano passado no Rio de Janeiro e 13 campeões mundiais dos campeonatos mundiais de 2015 neste tão esperado evento da IAAF Diamond League.

O sul-africano Wayde Van Niekerk será um dos atletas da noite. O recordista mundial, campeão mundial e olímpico vai fazer os seus primeiros 400 metros na Europa nesta temporada e, tendo em conta os seus resultados nos 200 metros, a expectativa é elevada.

O campeão do mundo e olímpico no triplo salto, Christian Taylor, é também presença confirmada.

Já nos 1500 metros espera-se um duelo forte entre o campeão olímpico Matthew Centrowitz (EUA) e o campeão mundial Asbel Kiprop (Quénia). O mesmo acontece no salto com vara, que será disputado entre o recordista mundial Renaud Lavillenie (França), o medalha de bronze dos Jogos Olímpicos (JO) 2016, Sam Kendricks (EUA), o actual campeão mundial Shawn Barber (Canadá) e a estrela em ascensão da Suécia, Armand Duplantis, com apenas 18 anos.

Nos 100 metros, o vice-campeão dos campeonatos mundiais e dos JO, Justin Gatlin (EUA), e Asafa Powell (Jamaica), quatro vezes vencedor da pista de Pontaise, irão enfrentar o sul-africano Akana Simbine. A prova contará igualmente com Alex Wilson, o recordista nacional suíço nos 100 e 200 metros.

Nas provas femininas a expectativa é também enorme. Os 400 metros obstáculos irão ser disputados por três medalhadas dos JO: Dalilah Muhammad (EUA), Sara Slott Petersen (Dinamarca) e Ashley Spencer (EUA). A dupla campeã mundial Zuzana Hejnova (República Checa) também estará presente.

Nos 800 metros, o trio vencedor do JO – Caster Semenya (África do Sul), Francine Niyonsaba (Burundi) e Margaret Wambui (Quénia) – terá a oportunidade de mostrar a sua supremacia.

Já nos 200 metros, todos aguardam ansiosamente o encontro entre a actual campeã mundial Dafne Schippers (Holanda) e Tori Bowie (EUA), a mais rápida nesta temporada.

Outro evento importante é o salto em comprimento, com a campeã olímpica e mundial Tianna Bartoletta (EUA) a ter de enfrentar a campeã europeia Ivana Spanovic (Sérvia).

 

Mais informações podem ser consultadas em https://lausanne.diamondleague.com.