5 livros para ler nos intervalos da corrida

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Como descansar é tão essencial como correr, a RUNning seleccionou cinco livros em português para ler nos intervalos da corrida. Se pretende iniciar ou evoluir nesta modalidade e ter um modo de vida mais saudável, este artigo também é para si.

 

“Do Primeiro Quilómetro à Maratona”, Jéssica Augusto

 

Neste completo e prático manual do corredor, a atleta medalhada Jéssica Augusto explica tudo o que precisa de saber sobre corridas, quer esteja a dar os primeiros passos no paredão ou a preparar-se para correr a maratona.

A escolha as sapatilhas certas de acordo com as características da sua passada, os exercícios para aprender a controlar a respiração durante a corrida, o equipamento ideal e os gadgets essenciais para potencializar o treino ou como “ter uma cabeça de campeão”, são alguns dos tópicos abordados.

O livro contempla igualmente os exercícios de aquecimento e alongamento mais adequados, bem como os planos de treino para passar da caminhada às corridas, para corridas de 5, 10, 15 quilómetros, preparação para a meia maratona ou para a grande prova: a maratona.

 

ISBN: 9789896265267

Edição ou reimpressão: 04-2014

Editor: A Esfera dos Livros

Encadernação: Capa mole

Páginas: 168

 

“Corre sem Lesões – Prepara o corpo, planeia o treino, supera os teus limites”, Ernesto Ferreira 

350x (1)As lesões podem ser altamente desmotivantes para quem corre e, por isso, a prevenção e o tratamento são fundamentais. Como é mais fácil prevenir do que tratar, Ernesto Ferreira, fisioterapeuta especialista em running, indica-nos o que devemos fazer – e não fazer – para evitar uma lesão, sublinhando, entre outros factores, a importância do aquecimento e dos alongamentos, o fortalecimento dos músculos, o planeamento do treino, a melhoria da técnica de corrida ou a escolha das sapatilhas certas.

Além de ajudar a correr melhor, Ernesto Ferreira coloca ao dispor do leitor a sua vasta experiência de mais de vinte anos nesta área para também explicar as causas, os sintomas e os tratamentos das lesões mais comuns provocadas pela corrida. Tudo para que possamos chegar cada vez mais longe.

 

 

ISBN: 9789896267858

Edição ou reimpressão: 10-2016

Editor: A Esfera dos Livros

Encadernação: Capa mole

Páginas: 192

 

“Cem anos de Maratona em Portugal”, António Manuel Fernandes

Cem-Anos-de-Maratona-em-PortugalComemorando os 100 anos da introdução desta distância no nosso país, este livro da autoria do director da Revista de Atletismo, António Manuel Fernandes, foca todas as maratonas que já existiram em Portugal, retrata as condições de treino de antigamente e da actualidade, além dos inevitáveis episódios, alguns inéditos, vividos pelos maratonistas.

No final da obra o leitor encontra um apêndice estatístico onde pode consultar todas as maratonas realizadas em Portugal, até à data da publicação do livro, com o número de participantes chegados à meta e o nome dos três primeiros classificados masculino e feminino.

É também possível consultar a lista de participações dos atletas portugueses nas grandes competições, a evolução do recorde de Portugal de maratona e a lista dos melhores portugueses e portuguesas com António Pinto como recordista com 02h06m36s em 2000, em Londres, e Rosa Mota com 02h23m29s, em 1985 em Chicago.

 

 

ISBN: 9789729503863

Edição ou reimpressão: 11-2010

Editor: Xistarca

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160

 

“Correr para Emagrecer”, Pedro Almeida

350x (2)Correr é, provavelmente, a melhor e mais barata forma de perder peso. Quem o diz é Pedro Almeida, treinador pessoal e autor deste livro, pensado para vários tipos de leitores, os que querem iniciar um treino de corrida, os que querem evoluir e atingir níveis mais exigentes, os que se querem manter em forma e os que gostariam de perder peso de uma forma saudável.

Nos primeiros capítulos são explicadas as vantagens e desvantagens de praticar exercício físico e a perda de peso, quais devem ser as estratégias a adoptar para atingir resultados saudáveis através do treino, da alimentação e do descanso.

São ainda apresentados planos de treino e de registo para que o leitor possa aplicar, na prática, os conteúdos do livro e ainda um capítulo com o tipo de alimentação a fazer nos dias de treino e nos que vai correr (especificando o que comer se for correr 10, 21 ou 42 quilómetros) e receitas para uma alimentação ideal.

 

ISBN: 9789897690259

Edição ou reimpressão: 10-2015

Editor: Matéria Prima

Encadernação: Capa mole

Páginas: 232

 

A Maratona de Nova Iorque”, António Goucha Soares

A-Maratona-de-Nova-IorqueComo se passa de simples praticante de jogging ao fim-de-semana a corredor de fundo acidental, com três maratonas concluídas no intervalo de um ano? É este o relato de António Goucha Soares, nesta crónica de “um corredor acidental”.

“Nunca fui atleta, apesar de sempre ter praticado algum tipo de actividade física. Comecei a correr aos quarenta anos, apenas. Com o tempo, fui aumentando as distâncias percorridas e participando em provas populares. No meu imaginário, a maratona representava algo de inalcançável. Todavia, fascinava-me o esforço, sofrimento e abnegação dos corredores. Quis o acaso que assistisse a algumas transmissões televisivas da maratona de Nova Iorque, depois de começar a correr. Inconscientemente, percebi que gostaria de estar ali, a correr. Porém, faltava-me tudo: fôlego, pernas, resistência, preparação, coragem, conhecimento, determinação. Até que um dia, decidi que iria tentar correr a maratona. De Nova Iorque, claramente”, diz o autor, que conta a experiência na primeira pessoa.

ISBN: 9789896441555

Editor: Temas e Debates

Data de lançamento:  06-2011

Encadernação: Capa mole

Páginas: 235