“A meia maratona é uma distância muito apetecível”

gut-microbiota
Mantenha a microbiota equilibrada e corra mais e melhor
8 November, 2016
IMG_8593
Sara Moreira e Jorge Corrula apresentam livro “Correr sem lesões”, de Ernesto Ferreira
11 November, 2016
CS_12752

Nos dia 25 e 26 de Fevereiro, os 20 KM de Cascais vão dar lugar à primeira edição da Montepio Meia Maratona de Cascais. Hugo Sousa, director da HMS Sports, adiantou à RUNning as principais novidades, numa entrevista naqual defende a alteração da distância como um contributo para a evolução do evento, que pretende dar um passo no sentido da internacionalização.

Além da distância, que novidades apresenta a primeira edição da Montepio Meia Maratona de Cascais?

O facto de passar para a meia maratona é uma grande novidade, porque é uma distância muito apetecível para quem aprecia a corrida. Além disso, a prova tem um percurso e uma vista únicos que constituem, sem dúvida, um ponto fortíssimo do evento, o qual pretendemos divulgar, cativando os participantes vindos de fora de Portugal. Aliás, a internacionalização do evento é um dos nossos objectivos. Queremos aumentar o número de participantes estrangeiros, aproveitando igualmente o facto de a Montepio Meia Maratona de Cascais se realizar no fim-de-semana do Carnaval e integrar provas para todas as idades: além da meia maratona, haverá ainda os 5 km Cascais (uma caminhada de cinco mil metros pela vila) e a Corrida das Crianças. Esta é outra das novidades do programa: uma prova só para crianças dos cinco aos 13 anos, com inscrições gratuitas, que se realiza na véspera (Sábado à tarde) da meia maratona e dos 5 km. Vamos realizar ainda o Concurso de Máscaras e estamos a preparar outras surpresas para que todos os atletas se sintam especiais.

Que critérios tem o evento de cumprir para a certificação europeia ser uma realidade?

Ao ser um evento com certificação europeia, significa que a Montepio Meia Maratona de Cascais cumpre um conjunto de requisitos definidos pela Associação Europeia de Atletismo. Neste caso, sendo certificação três estrelas, a corrida garante um bom nível de segurança pessoal e material; disponibiliza serviços com um nível de qualidade satisfatório; e é indicada para um grande número de participantes.

A certificação europeia é preponderante para a captação do interesse de atletas estrangeiros? 

Em primeiro lugar, a certificação europeia valoriza um evento. No fundo, o sítio www.european-running4all.org, no qual constam as provas com certificação europeia, é o ‘Trip Advisor’ das corridas, ou seja, quem o consulta sabe que aquelas provas apresentam determinados requisitos que irão contribuir para uma melhor experiência por parte dos atletas no evento. Em segundo lugar, acredito que pode ser uma boa ‘ferramenta’ de divulgação do evento e de captação do interesse dos atletas estrangeiros.

Que outras acções vão levar a cabo para tornar a prova interessante para quem escolhe passar o Carnaval em Cascais?

Bem, não podemos revelar tudo de uma vez só, mas o facto de existir uma prova de 5 km e a Corrida das Crianças permite que a participação no evento seja familiar. No fundo, os pais podem correr a meia maratona e os 5 km, enquanto os mais novos poderão participar na Corrida das Crianças. Também queremos dinamizar a época festiva daquele fim-de-semana  e convidar os atletas a entrar na folia e a participarem mascarados. No fundo, queremos que todos se divirtam a praticar desporto!

Quais as tuas expectativas em relação ao evento?

Para a primeira edição da Meia Maratona de Cascais, e tendo em conta que a prova surge na sequência dos 20 km Cascais, um evento com fortes tradições, considero que se alcançássemos o número de inscritos das últimas edições dos 20 km Cascais seria um bom indicador em relação à receptividade dos participantes à nova distância. Gostaria de ter 4 000 inscritos na meia maratona e mil inscritos nos 5 km Cascais; para a Corrida das Crianças, o objetivo é realçar a importância da actividade física junto dos mais pequenos. Espero que a 25 e 26 de Fevereiro de 2017 a Baía de Cascais se encha de atletas e de apaixonados pelo desporto como eu!