Armando Teixeira estabelece novo recorde em Santa Maria

TGC17
Trangrancanaria: Hélio Fumo consegue o pódio na sua primeira prova internacional de trail
27 February, 2017
Monsaraz-Natur-Trail
Salming Monsaraz Natur Trail
1 March, 2017
Columbus Trail- Nuno Bettencourt

Foto: Nuno Bettencourt

A 25 de Fevereiro correu-se a 2.ª edição no Columbus Trail, na ilha de Santa Maria, nos Açores. Armando Teixeira, atleta da Salomon/Suunto destacou-se desde o início mantendo a liderança durante toda a prova e estabelecendo um novo recorde de 07h29m19s na distância de 77 km, este ano dificultada pela chuva e por alterações no percurso que eliminaram alguns dos segmentos de estradão. Foi preciso esperar mais de uma hora para ver chegar o segundo classificado do ultra trail, Luís Rodrigues (08h50m47s), seguindo-se-lhe  Ricardo Teixeira (09h30m58s).
A mariense Margarida Pereira, do Gonçalo Velho, foi a primeira mulher, com um tempo de 12h14m24s, classificando-se em 25.º da geral, seguida de Magdalena Mecan e Geisa Correia.

Quem se aventurou por distâncias mais curtas pôde apreciar 42 km de trilhos a tempo de, em Sábado de Carnaval, entre canja e malassadas (doce característico desta quadra nos Açores) assistir, em Santa Bárbara, à chegada dos bravos que completaram uma volta completa à ilha. O primeiro a garantir lugar foi o polaco Kamil Leśniak, que voltou ao arquipélago para vencer também em Santa Maria, com o tempo de 3h49m18s. A pouco mais de um minuto ficou Romeu Gouveia, o mais novo atleta da equipa Salomon/Suunto, que aos 19 anos é uma das promessas do trail nacional. A fechar o pódio ficou o faialense Dário Moitoso, do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA). No sector feminino, destaque para a vitória da austríaca Sandra Koblmüller, da equipa Salomon Suunto Internacional, que chegou a Santa Bárbara em 5.º lugar da geral, com um tempo de 4h16m02s, seguida de Sónia Tubal e Ângela Gomes.

A edição deste ano teve como novidade uma nova distância, de 22 km, que partiu da Ermida de Fátima, para chegar ao Forte de São Brás. O mais rápido foi Manuel Moreno, da equipa Morcegos Trail, com um tempo de 02h00m56s. Seguiram-se os irmãos franceses Remi e Jolan Lopez (02h06m34s). Filipa Vilar foi a primeira mulher, com um tempo de 02h28m09s, classificando-se em 9.º da geral, seguida de Joana Belchior e Lucília Faustino.

Mais uma vez, a participação e empenho dos marienses nesta prova foi relevada pela organização, a cargo da Azores Trail Run, em parceria com a Direção Regional do Turismo do Governo dos Açores, pelo presidente da Câmara de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, e pelo diretor Regional do Turismo, Filipe Macedo, durante a cerimónia de entrega de prémios. A organização afrimou que “a segunda edição do Columbus Trail é mais um desafio superado”, atribuindo o sucesso “à qualidade dos trilhos aliada a uma motivada e eficiente equipa de cerca de 150 voluntários e à experiência que tem permitido a esta organização melhorar a cada evento”. No total das três provas, cortaram a meta deste Columbus Trail 121 atletas, de 10 nacionalidades.