Atletas-guia precisam-se!

Luis-Fernandes-8.º ultra-campeonato-do-mundo-skyrunning
Portugueses classificam-se em 4.º lugar no Campeonato do Mundo de Skyrunning
25 July, 2016
Ronda-dels-Cims-Renato3
Ultra Trail Andorra Vallnord, um trail que vale pelas pessoas.
29 July, 2016
vladmi-cego-ultramaratonista (2)

Vladmi dos Santos é um ultra maratonista brasileiro cego, que vem a Portugal tentar bater o recorde do mundo da maior distância percorrida por um invisual. A escolha recaiu sobre a PT281+, uma ultramaratona de 281 km que terá lugar entre 18 e 21 de Agosto na Beira Interior. Garra e determinação nunca lhe faltaram. O Vlad, como é conhecido entre os amigos, apenas precisa de voluntários para atleta-guia. Por isso, a organização da prova (Horizontes) está a reunir uma equipa para ajudar este ultramaratonista a cumprir o feito que será histórico.

Actualmente com 45 anos, Vlad ficou completamente cego quando tinha 34, como consequência de uma doença degenerativa. A forma que encontrou de recuperar a auto-estima foi começar a competir em provas de atletismo. Nos últimos dois anos correu 250 km nos desertos de Atacama, no Chile; de Gobie, na China; e do Sahara, na Namíbia. Este ano quer atravessar a Selva Amazónica e a Antárctida. Antes disso vem a Portugal para bater um recorde. Se completar a PT281+ em 66 horas será o primeiro cego a concluir uma distância tão grande. Vlad revelou à RUNning que quer chegar ao fim “com alegria e o sentimento de dever cumprido e partilhar com as pessoas que nada é impossível quando realmente queremos algo e nos dedicamos plenamente a isso”. “A deficiência visual não me torna incapaz de grandes feitos, pode atrasar-me em alguns pontos, mas jamais irá parar-me”, sublinha.

O Ultra maratonista brasileiro, campeão paraolímpico dos 5000 e dos 10 000 metros, corre sempre com guias, embora já tenha feito 230 km na praia seguindo só o som do mar. A organização da PT281+ já tem garantidos cinco atletas nacionais que guiarão Vlad, mas ainda são necessários pelo menos três elementos para que esta missão seja um sucesso. Os interessados deverão contactar a organização (www.p281mais.pt).

PT281+

A PT281+ é uma ultramaratona de 281 km que decorre na Beira Interior. A organização inspirou-se na Badwater e na BR135 para desenvolver uma prova em condições climatéricas similares. O percurso é feito de forma contínua, com partida de Belmonte e passagens por Sabugal, Sortelha, Penamacor, Serra de Malcata, Monsanto, Idanha-a-Nova, Tejo internacional, Vila Velha de Ródão e com final em Proença-a-Nova. Saiba mais em www.pt281mais.pt.