Campeonato do Mundo: Ricardo Ribas, Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Filomena Costa seleccionados para a maratona

The Rut 2015 Photos for Competitor Web Gallery
Nove provas americanas recusam pagar pela qualificação da ITRA
30 June, 2017
Foto-partida
7.ª Corrida do Sporting com pódio 100% leonino
3 July, 2017
British-Athletics-London-2017

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) acabou de divulgar a lista de atletas seleccionados para representar Portugal na maratona no Campeonato de Mundo de Atlestismo, que se realiza em Londres, de 4 a 13 de Agosto. O setor masculino será representado por Ricardo Ribas, atleta do Sport Lisboa e Benfica. Do lado das mulheres, Salomé Rocha (individual), Catarina Ribeiro (individual) e Filomena Costa (ACD Jardim da Serra) foram as atletas escolhidas pela FPA.

De sublinhar que é a primeira vez que estas atletas vão representar Portugal na distância. Salomé Rocha conseguiu a marca qualificativa (2h27m08, quando o mínimo estabelecido era de 2h32m), em Maio, na Maratona de Praga, tendo carimbado a sua estreia na distância com o quarto melhor tempo nacional. Catarina Ribeiro obteve a marca qualificativa (2h30m10s) também na primeira vez que correu a distância, em Novembro, na Maratona do Porto. Foi igualmente nesta prova que Filomena Costa assegurou os mínimos (2h3027s) para esta competição. A atleta foi seleccionada pela primeira vez para representar Portugal na maratona, mas já havia apresentado mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Na altura, a FPA decidiu chamar à selecção Jéssica Augusto.

Desta vez, a atleta do Sporting Clube de Portugal, que se qualificou para esta competição com a primeira vitória numa maratona, em Abril, em Hamburgo, com o tempo de 2h25m30s, acabou por ficar de fora. A FPA não adiantou, para já, o motivo, no entanto, deverá estar relacionado com o anúnico de lesão feito no início deste mês, que deixou Jéssica Augusto “de fora” da Taça da Europa de 10 000 metros. A mesma situação deverá estar na origem da não selecção de Sara Moreira. A também atleta do SCP não seguiu com a comitiva portuguesa, no fim-de-semana passado, para os Campeonatos da Europa de Equipas, nos 3000 metros, por lesão.

A FPA irá divulgar a 25 de Julho a selecção para as restantes disciplinas.