Cerca de 80 portugueses participam no Andorra Ultra Trail Vallnord

Foto: Cortesia da organização

Está tudo pronto para uma das mais duras corridas de montanha do mundo. Amanhã, dia 5, às 7 horas, arranca a 9.ª edição do Andorra Ultra Trail Vallnord, nos Pirenéus, este ano com uma novidade, a corrida “Euforia”, que só estará ao alcance dos melhores. Serão 233 km de percurso e 20 000 metros de desnível positivo, num teste de resistência extrema disputada em pares.

Portugal vai marcar presença neste novo desafio com 10 atletas. Estão inscritos Pedro Brito, João Colaço, Luís Madeira, João Mota, Gonçalo Nuno Manteigas, Paulo Osório, Pedro Santos Batista, Jorge Serrazina, Diogo Simão e Manuel Maria Correia. Mas, ao todo, serão cerca de 80 os atletas nacionais inscritos nas várias distâncias deste evento que vive e respira montanha e que permite explorar o Principado a partir dos picos mais altos, com rotas que cruzam os Parques Naturais dos Vales de Comapedrosa, Sorteny e do Madriu, declarado Património Mundial pela UNESCO.

No dia 7, às 7 horas tem início a Ronda dels Cims (170 km com 13 500 metros de desnível). Nesse mesmo dia, às 22 horas, arranca a Mític (112 km com 9700 metros de desnível). O Celestrail começa no dia 8, às 00 horas, (83 km com 5000 metros de desnível) e também no dia 8, às 8 horas, é dado o tiro de partida para a Marató dels Cims (42,5 km com 3000 metros de desnível). Por fim, no dia 9, às 9 horas, decorre a caminhada Solidaritrail (10 km com 750 metros de desnível.

O ultramaratonista português Armando Teixeira é o embaixador da corrida Celestrail, convidado pela organização após ter participado pela terceira vez no evento.

Para saber todos os detalhes de cada prova consulte a página webwww.andorraultratrail.org.