Cinco portugueses na edição deste ano da Marathon des Sables

119436
Da montanha para estrada
7 April, 2017
trail 11junho_03_face
Lamecum Trail: por caminhos Romanos
10 April, 2017
Ester Alves_Salomon_Suunto Portugal Team2

Criada em 1986, a Marathon des Sables (MDS) é uma das provas mais duras do circuito mundial. Percorre 250 km do deserto do Sahara a Sul de Marrocos e os atletas terão 6 etapas para completar o percurso. Pelo caminho vão enfrentar temperaturas superiores a 30 graus num terreno difícil, onde poderão cruzar-se com escorpiões ou cobras, (do material obrigatório consta uma bomba anti-veneno e um desinfectante tropical).

Nesta 32.º edição que decorre entre 8 e 17 de Abril, são esperados cerca de 1200 atletas de 52 nacionalidades.

Entre eles estão cinco portugueses: Ester Alves, Duarte Mendonça, Carlos Guerreiro Coelho, José Januário Lima e Artur Jorge Pereira.

Ester Alves da Salomon Suunto Portugal é uma das favoritas, nesta que é a edição mais disputada a nível feminino. A atleta, além do calor, do peso da mochila e de todas as outras adversidades, terá que enfrentar nomes como Nathalie Mauclier que foi 2º lugar no ano passado, Elisabet Barnes, 1º lugar em 2015, Fernanda Maciel, 3º lugar em 2016, Aziza Raji, marroquina e 5º lugar em 2016 e Émile Lecomte, que tal como Ester, participa pela primeira vez. Mas a atleta portuguesa leva as máximas expectativas, pois tem vindo a trabalhar para este momento.

A disputa masculina também será renhida com os marroquinos a liderar o favoritismo. Na partida vão alinhar nomes como Rachid El Morabity, o marroquino que já ganhou a prova 4 vezes, Andy Simons, que apesar de nunca ter feito a MDS soma vários pódios nas ultras mais míticas, Damien Hall, que foi top 20 no UTMB de 2016, Abdelkader El Mouaziz que detém o tempo de 2h06m na maratona e um 2.º lugar na MDS, entre outros.