proteina
A proteína para lá dos batidos
1 August, 2017
20170426_CS©_5556
DEAN KARNAZES: “A minha vida é como uma versão real do Forrest Gump”
1 August, 2017
tomtom-adventurer-songs
TomTom Adventurer

  • A RUNning foi montanha acima – e abaixo – com o TomTom Adventurer no pulso e garante: cumpre os objectivos a que se propõe, sendo uma boa opção para diferentes perfis de utilizadores, dos principiantes aos mais experientes. A monitorização do ritmo cardíaco no pulso foi a característica de que mais gostámos. PVP: 299€
MIGUEL JUDAS
43 anos / Jornalista / Corre desde 2000 / Treina quatro vezes por semana
MÁRIO LEAL
41 anos / Inspector do ambiente e director das provas do Azores Trail Run / Corre desde 1990 / Treina quatro vezes por semana
JOÃO PRISAL
43 anos / Maquinista da CP / Corre desde 2011 / Treina cinco a seis vezes por semana
LUCIANO REIS
28 anos / Fotógrafo / Corre desde 2014 / Treina duas a três vezes por semana
SARA SEZIFREDO
36 anos / Copywriter / Corre desde 2003 / Treina três vezes por semana
VANESSA PAIS
30 anos / Directora da RUNning / Corre desde 2014 / Treina quatro vezes por semana
NINO RALEIRAS
44 anos / Oficial de Justiça / Corre desde 2010 / Treina duas a três vezes por semana

MIGUEL JUDAS | Nota: 4/5

Costumo dizer que, no que aos relógios diz respeito, sou um verdadeiro info-excluído. O relógio só serve para dar o tempo, a distância, a velocidade e, mais recentemente, o ritmo cardíaco – isso sim, um verdadeiro e bastante útil avanço tecnológico. Quanto às restantes piruetas e fogos-de-artifício, especialmente as que dizem respeito às denominadas “redes socais”, são para mim um mero ruído, que apenas serve para distrair do que é realmente essencial: correr (muitas vezes andar) e usufruir de tudo o que nos envolve quando o fazemos, sem estar sempre a olhar para um pequeno ecrã. Se o prezado leitor chegou até aqui, já deve ter percebido que não serei, de todo, um especialista na utilização de relógios, mas, talvez por isso, acabe por ser uma boa opção para teste, já que para “passar” com nota positiva tem mesmo de ser intuitivo e de fácil utilização. No caso deste novo TomTom Adventurer tenho a dizer que cumpre na perfeição o seu objectivo: é intuitivo (apesar do botão único de controlo ser um pouco confuso ao primeiro contacto) e permite apenas seleccionar as opções que interessam monitorizar.

Por outro lado, tem uma bateria com uma autonomia, segundo a marca, de 10 horas, em actividades que necessitem de recurso ao GPS. No meu caso a autonomia foi de mais de oito horas seguidas em prova e ainda sobrou bateria para mais umas corridinhas de recuperação nos dias seguintes.

 

NINO RALEIRAS | Nota: 4/5

Com um design moderno, um sensor de ritmo cardíaco integrado e a possibilidade de correr ao som da música por mim escolhida, o TomTom Adventurer cativou-me desde o primeiro instante. Experimentado nos modos “correr”, “trail” e “caminhada”, revelou-se um importante auxiliar no treino.

A sua leveza e a dispensa de utilização da banda no peito para medição do ritmo cardíaco fizeram com que, por mais de uma vez, levasse a mão ao pulso a fim de confirmar se ainda o transportava. O relógio permite definir um objectivo diário de passos, calorias, tempo ou distância, que, quando atingido, faz soar um pequeno alarme, celebrando ainda o facto com um símbolo no ecrã, o que não deixa de ser simpático.

Tinha algumas reservas relativamente à facilidade apregoada pela marca, para descarregar a banda sonora escolhida para o equipamento. No entanto, através da aplicação “MySports Connect” essa foi uma tarefa concretizada “sem espinhas”.
Nas primeiras vezes que o utilizei, e por não ser tão intuitivo como esperava, senti alguma dificuldade, considerando ser esse o ponto a melhorar.

 

CARACTERÍSTICAS

  • Permite ver estatísticas em tempo real e em movimento relativamente à altitude, amplitude vertical, distância 3D, ascensão, declive, ritmo, calorias queimadas e muito mais.
  • Equipado com resumos automáticos de descidas, sabe quando está a voltar para cima, mostrando a velocidade máxima, descida e declive máximo da última descida à medida que sobe.
  • O modo de desportos outdoor permite escolher entre diversas actividades como corrida em trilhos, caminhada, esqui, snowboarding ou corrida, mas também ginásio, ciclismo, passadeira ou natação, até porque este é um relógio resistente à água até 40 metros.
  • Monitoriza o ritmo cardíaco a partir do pulso, compreendendo cinco zonas distintas.
  • Permite carregar percursos de qualquer website, com a aplicação TomTom Sports, para computador.
  • Conta com um leitor de música com capacidade para 3 GB (mais ou menos 500 músicas) e é compatível com uma vasta gama de auscultadores Bluetooth®.