Corrida Mover assinala o Dia Mundial do Doente Reumático

PCR_32
Porto City Race, 23, 24 e 25 de Setembro
17 September, 2016
jogos paralimpicos_0
Atletismo traz 2 medalhas de bronze e 12 diplomas paralímpicos do Rio2016
18 September, 2016
Corrida Mover

A 16 de Outubro a Corrida Mover assinala o Dia Mundial do Doente Reumático. Com o objectivo de alertar para a importância de um diagnóstico precoce das doenças reumáticas, que afetam 56% da população portuguesa, a segunda edição desta iniciativa solidária terá duas modalidades: corrida de 10 km e caminhada de 4 km, ambas com partida marcada às 10h em frente ao Centro de Congressos de Lisboa, junto ao rio Tejo.

A Corrida Mover é organizada pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia em parceria com a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas e com a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia, em celebração do Dia Mundial do Doente Reumático.

Hoje sabe-se que as doenças reumáticas são o primeiro motivo de consulta nos cuidados de saúde primários e que constituem também a principal causa de incapacidade temporária para o trabalho e de reformas antecipadas por doença/invalidez. Têm, por isso, um impacto relevante na saúde pública, com tendência crescente, tendo em conta os atuais estilos de vida e o aumento de longevidade da população.

Neste sentido, João Eurico da Fonseca, Presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, destaca: “é fundamental divulgar estas doenças, garantindo que os doentes reumáticos possam ser diagnosticados e tratados adequadamente, com benefícios diretos para os cidadãos e ganhos diretos e indiretos para a Sociedade”.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia:

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia, fundada em 1972, é uma organização científica que tem por objetivo promover o desenvolvimento da reumatologia ao serviço da saúde da população portuguesa. A sua atuação tem por finalidade fomentar o conhecimento das doenças reumáticas, favorecendo a formação médica, bem como o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação em Reumatologia. A Sociedade Portuguesa de Reumatologia assume-se, igualmente, como um centro de documentação destinada quer a profissionais, através da edição e publicação de informação científica médica especializada, quer ao público em geral, mediante o seu website. Além disso, coopera com as associações de doentes e planifica ações de educação às populações. Atualmente, representa 200 profissionais, com os quais colabora na defesa do título de Reumatologista e do bom nome da especialidade. Para mais informações, é possível consultar: www.spreumatologia.pt.