D’Haene, o homem que superou o mito

IMG_7493 (1)
Vão estar – 9 º C no Ultra-Trail du Mont-Blanc
1 September, 2017
raquelfernando1dr
Fernando Lemos e Raquel Campos vencem Trail dos 4 Caminhos
4 September, 2017
campeao

Texto e foto: Rute Barbedo

 

Com um avanço de 15 minutos sobre o idolatrado Kilian Jornet, o francês François D’Haene sagrou-se esta tarde campeão do mítico Ultra Trail du Mont-Blanc. É a terceira vez que o atleta de Lille, de 31 anos, vence esta corrida, tantas quanto o adversário catalão, pelo que já se fala num desempate para 2018. O terceiro lugar foi para o norte-americano Tim Tollefson.

As condições atmosféricas foram os principais adversários da elite do trail, com a neve, o vento e as temperaturas abaixo de cinco graus negativos a marcarem as travessias mais difíceis. No entanto, “havia pessoas por todo o lado, mesmo nos locais com neve”, declarou D’Haene à chegada, relevando a importância do apoio do público. O tempo de 19h01m32s, alcançado pelo atleta da Salomon, assinala o ritmo e nível elevado da competição, na qual se juntaram as maiores estrelas no trail mundial.

Apesar de ter nascido em Lille, D’Haene cresceu na região de Savoie, onde começou cedo a praticar ski, montanhismo, ciclismo e canoagem. Escapou à competição para poder viver a liberdade de que o desporto era fonte e foi então que encontrou o trail. Além de atleta, é fisioterapeuta e produtor de vinho em Beaujolais.