12 Dezembro, 2017
Rui-Pinho-002

Rui Pinho: “O futuro da ATRP é fiscalizar todas as provas”

Para Rui Pinho, quase há dois anos à frente da ATRP, “o trail é um desporto amador ao qual é exigido profissionalismo”. Se isso pontua a favor […]
8 Dezembro, 2017
24296493_1454546047947866_8711410146251900475_n

Uma maratona em menos de duas horas? “Sim, é possível!”

A equipa do projecto Sub2hrs acredita que, até 2020, será possível ficar abaixo das 2 horas gastas numa maratona, graças a uma abordagem científica e personalizada, que envolve o conhecimento mais actual em áreas-chave como a genética, a bioenergética, a biomecânica, a nutrição ou a engenharia desportiva. A RUNning falou com um dos membros fundadores, o investigador Yannis Pitsiladis, que esteve recentemente, em Lisboa, no VIII Congresso Internacional da Corrida.
4 Dezembro, 2017
Hugo Sousa

São Silvestre de Lisboa: “Acreditamos que vai ser um momento marcante para todos os que gostam de correr”

"Juntem-se a nós nesta festa do atletismo de fim de ano na cidade de Lisboa. As ruas voltam a estar iluminadas com as luzes de Natal e acreditamos que vai ser um acontecimento marcante para todos os que gostam de correr". Hugo Sousa sobre a São Silvestre de Lisboa
31 Outubro, 2017
Miguel Quesada Photo - http://miguelquesadaphoto.weebly.com

Manuel Martins: O médico que concretizou o sonho de correr 100 km

Depois de se conhecer Manuel Martins percebemos que o facto de ter corrido 100 km, sem ser atleta profissional, é apenas um pequeno exemplo do seu temperamento apaixonado, emotivo e cativante. O médico fisiatra, que nunca levou “um tostão” a qualquer doente, e que agora está proibido de correr, tem no corpo 172 meias maratonas, 36 maratonas, 3 ultra-maratonas e mais de 500 provas acima dos 15 km.
2 Outubro, 2017
20170821_CS©_9393

Inês Henriques: “O mundo inteiro estava comigo”

Na escola sentia algumas dificuldades e tinha de estudar muito, mas na marcha Inês Henriques sentia-se “realmente boa”. Talvez por isso, admite, agarrou tanto todas as oportunidades. Este ano, a atleta, que gosta de ir às suas origens, foi campeã do Torneio das Freguesias de Rio Maior e fez história no atletismo mundial ao ganhar o ouro (com recorde) na primeira edição dos 50 km marcha em Londres, superando a sua melhor marca.
1 Agosto, 2017
20170720_CS©_8994

Inês Marques: 24 anos no mundo, 18 no atletismo

Inês Marques queria começar a correr antes de lhe ser permitido. Aos 6 anos, um clube da Torre da Marinha admitiu-a e assim conheceu o cheiro do tartan. Dezoito anos depois, a atleta desencantou do corpo franzino a melhor prestação feminina nacional do Campeonato do Mundo de Trail.
1 Agosto, 2017
20170426_CS©_5556

DEAN KARNAZES: “A minha vida é como uma versão real do Forrest Gump”

Dean Karnazes veio a Portugal para apresentar o livro A Lenda da Maratona (edição da edlp), a aventura grega em que reencarna Fidípides, o criador da corrida mais épica da História. Mas a lenda é ele, Dean, made in USA, com todo aquele ar de rapaz da praia, dourado pelo sol, mas também com 54 anos de rugas uzbeques e cicatrizes da Tanzânia. Voltado para o mar do Guincho, aviva a sua Califórnia, talvez como em 2005, ano em que chegou a adormecer enquanto corria 560 quilómetros. Mister California Dream, que não sonha com a fama, sentou-se para falar com a RUNning.
6 Julho, 2017
mario-leal-8578

Mário Leal na direcção da ITRA: “Quem deve votar na qualidade das provas tem de gostar o suficiente deste desporto para pagar a sua quota como associado”

"A ITRA tem em desenvolvimento um sistema de qualidade que tem como objectivo classificar as provas consoante a opinião dada pelo inquérito-tipo que a Associação vai fazer a cada participante."
19 Junho, 2017
14711122_1399028673458233_2765185368864650142_o

“As mensagens dos atletas mostram a força e a união dos trail runners portugueses”

"Estamos a tentar encaixar a repetição da prova ainda em 2017. Em última análise só a conseguiremos realizar em 2018. Naturalmente que todos os atletas deste ano estão automaticamente inscritos."
13 Junho, 2017
IMG_9388

Inês Marques e Hélio Fumo relatam a experiência no Campeonato do Mundo de Trail

Apenas três dias depois de participarem no Campeonato de Mundo de Trail, em Itália, Hélio Fumo e Inês Marques, os atletas da selecção nacional de trail melhor classificados nesta competição, em masculinos e femininos, respectivamente, reflectem sobre esta experiência.
1 Junho, 2017
Kilian-Jornet-Ultra-Pirineu-Oriol-Batista(3)

KILIAN JORNET: “Não gosto de viver no passado. O melhor momento é sempre amanhã”

Quando correr na montanha é tão essencial como o ar que se respira, o resultado é alguém como Kilian Jornet. O director executivo da International Skyrunning Federation já lhe chamou “Deus na Terra”. A mãe declarou que a sua missão, até agora sem sucesso, seria “fazê-lo ficar cansado”. Mas à RUNning Jornet garantiu que é “apenas alguém que gosta de estar lá fora, nas montanhas.”
1 Junho, 2017
MiguelQuesada-3922

SAMUEL BARATA: “Estive dois, três anos a bater com a cabeça na parede, pois estudava e treinava muito e não conseguia correr”

De Lausana para a encosta sul da Serra da Estrela, do clube local de Bouça, na Covilhã, para a formação do Sport Lisboa e Benfica, Samuel Barata, estudante universitário de Química, com apenas 23 anos, já se faz notar no atletismo português.
24 Maio, 2017
Armando-Teixiera-AUTV-Salomon-Suunto

“É necessário um planeamento específico, pois qualquer uma das provas [do AUTV] é muito exigente.”

Armando Teixeira, embaixador do Andorra Ultra Trail Vallnord: “É necessário um planeamento específico, pois qualquer uma das provas [do AUTV] é muito exigente, com terreno muito técnico e o atleta é sujeito a um desgaste imenso.”
11 Maio, 2017
IMG_9229

Dulce Félix e Ricardo Ribas. Os futuros pais estão focados na meta das suas vidas.

Dulce Félix e Ricardo Ribas partilharam com a RUNning os primeiros momentos do novo desafio das suas vidas: ser pais!
3 Abril, 2017
Anna-Frost

Anna Frost: “Sou o produto de muitos anos de tentativa erro”

Quem visita o blogue de aventuras de Anna Frost depara-se com uma lista de admiradores não- -secretos. A neozelandesa – que vai co-organizar um evento na Madeira de 26 de Maio a 4 de Junho – é, para muitos, um modelo de liberdade cuja face mais visível é o running. Mas Anna também pinta e produz joalharia, faz jardinagem, dá aulas de ioga. A maior herança da família foi essa: ser tudo.
3 Abril, 2017
Mare-Dibaba-CS©

Mare Dibaba: História de uma campeã nascida no planalto do atletismo

Na edição com “a melhor elite feminina de sempre”, a etíope Mare Dibaba conseguiu vencer as adversárias de peso da EDP Meia Maratona de Lisboa, a 19 de Março. A RUNning foi saber como se fez Dibaba, do planalto de Sululta à experiência falhada de uma cidadania azerbaijana.
3 Fevereiro, 2017
Ricardo-Silva

“Vale a pena dedicar o nosso tempo para que a modalidade se desenvolva”

Ricardo Silva é de Cossourado (Barcelos), uma daquelas freguesias com cruzeiro e capela em granito; trabalha em Esposende, como militar da Guarda Nacional Republicana; e treina no concelho de Viana de Castelo. Subimos com ele ao zimbório do santuário de Santa Luzia para ver de cima com que réguas se mede este triângulo.
3 Fevereiro, 2017
Dong-Liu

Dong Liu, ex-campeã do mundo de 1500 metros

Foi atleta e treinadora da Federação Chinesa de Atletismo, mas em 2007 embarcou para Espanha para continuar a missão – já com 15 anos – da corrida no feminino. Do doloroso “Exército de Ma” para as baladas de Madrid, a história de Dong Liu conta-se em três actos.
3 Fevereiro, 2017
Catarina-Silva

“Acho que me tornei mais madura”

Sara Catarina Tavares surpreendeu tudo e todos com o segundo lugar na Maratona do Porto, em Novembro, ganha pela queniana Loice Kiptoo. No mês seguinte venceu a São Silvestre da mesma cidade e iniciou 2017 com o melhor lugar na São Silvestre da Amadora e a segunda posição no Campeonato Nacional de Estrada. Além de maratonista, temos promessa para os 10 000 metros em Tóquio 2020.
23 Janeiro, 2017
3

“Os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos secundários ou substâncias consideradas doping” Michèle Boiron

"Os medicamentos homeopáticos assumem um papel de extrema importância nos atletas, pois além de serem uma opção para o tratamento de patologias agudas ou de esforço, não apresentam efeitos secundários ou substâncias consideradas doping." Michèle Boiron
26 Dezembro, 2016
Luis Fernandes

Luis Fernandes “Os resultados vêm por acréscimo”

Aos 29 anos, o madeirense Luís Fernandes soma desfechos invejáveis no trail e no skyrunning. Todos lhe saíram do corpo, dos treinos longos e da exigência militar. Em Agosto, termina o contrato com o Exército Português e, porque “o desporto não é fácil em Portugal”, o futuro na modalidade é um grande ponto de interrogação.
7 Dezembro, 2016
Ricardo Ribas

Ricardo Ribas: devem pensar que eu vim do Rio mais fraco, mas estão enganados.

Ricardo Ribas chegou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, caminhou 200 km até Santiago de Compostela e quando se olhou de novo ao espelho, em Guimarães, já era estudante. Encontrámos o atleta do SL Benfica no Instituto de Estudos Superiores de Fafe, nas aulas de Educação Física e Desporto, longe de uma depressão pós-Rio, perto de Tóquio 2020.
2 Dezembro, 2016
Luis-Landa-JO106

Luis Landa: “Em Espanha são os atletas nacionalizados que salvam o meio fundo e o fundo”

É um dos convidados do Congresso Internacional da Corrida, que acontece em Lisboa a 3 e 4 de Dezembro. No mundo de Luis Miguel Landa – campeão da maratona em Espanha há 43 anos, seleccionador de atletismo, referência da corrida de fundo e meio fundo – cabem a disciplina, a infância em que as brincadeiras eram treino, a travessia do desporto pelo franquismo. Nele, é possível vencer os africanos, porque o músculo mais forte chama-se “mentalidade”.
9 Novembro, 2016
CS_12752

“A meia maratona é uma distância muito apetecível”

"A internacionalização do evento é um dos nossos objectivos", Hugo Sousa, director da HMS Sports.
5 Outubro, 2016
Sylvain Court

Sylvain Court “O Trail transformou-se numa disciplina de alto nível”

Sylvain Court tem o foco apontado para o Berg® Outdoor Trans Peneda-Gerês – 2016 Trail World Championships. É para isso que tem treinado; foi por isso que, em Setembro, veio estudar o palco da competição. Em entrevista à RUNning, o campeão do mundo fala sobre como pretende defender o título, relata as condições da modalidade em França e indica os trilhos que sonha seguir.
5 Outubro, 2016
PABLO-VILLA-2016-c-Oriol-Batista(2)

Pablo Villa “O Campeonato do Mundo é o meu objectivo para esta época”

Pablo Villa foi o atleta mais jovem a terminar a Travesera de Picos, nos Picos da Europa, em 2009. Tinha 19 anos e foi a sua primeira prova de montanha. Sete anos e muitos desafios superados depois, o atleta da Salomon Suunto Etixx prepara-se para representar a selecção espanhola no Campeonato do Mundo, em Outubro.
21 Setembro, 2016
GTSA4_Carlos Sá

Grande Trail Serra D’Arga: Entrevista a Carlos Sá

A sexta edição do Grande Trail da Serra D’Arga® (GTSA) tem um estatuto de “Edição Especial”. Devido aos incêndios que assolaram a região do Alto Minho, a organização da prova manteve em área ardida os trilhos das provas, que se realizam nos dias 24 e 25 de Setembro, nos quais terão lugar acções de reflorestação que incluem a comunidade e os participantes.
3 Agosto, 2016
Tiago-AiresCS©

“Vou fazer tudo para representar o meu país da melhor forma”

Aos 34 anos, Tiago Aires mantém o fascínio de uma criança, porque a vida gira à volta do desporto. O dele faz-se de coordenadas (é cartógrafo de profissão); a criar clubes (como o Gafanhori); e a surpreender no mundo do trail (embora defenda que os resultados não são surpresa mas trabalho).
23 Julho, 2016
João-Mota-Running-Mag

Azores Trail Run – Triangle Adventure – Entrevista a João Mota, ultra-runner e coach de trail running

“Todas as etapas têm a sua singularidade, o que faz da Azores Trail Run – Triangle Adventure um evento apaixonante e desafiante”
31 Maio, 2016
2016_MIUT_0200

“As selecções estão mais fortes, o que torna o campeonato mais exigente”

Depois do segundo lugar no MIUT, Tòfol Castanyer, da equipa Salomon Suunto Etixx, volta a Portugal para competir no Campeonato do Mundo de Trail, em Outubro. […]