Gripe ou constipação? Proteja-se de forma saudável neste Inverno!

20170821_CS©_9393
Inês Henriques: “O mundo inteiro estava comigo”
2 October, 2017
Wrap-de-batata-doce
Wrap de batata-doce  
2 October, 2017
woman-698964_2

T: Maria Barata, farmacêutica

 

O mau tempo vem aí. E agora? Na realidade fica quase tudo na mesma. A vontade de melhorar a cada treino mantém-se, de superar obstáculos, de controlar o corpo e a mente, de permanecer saudável… Contudo, durante o Outono e o Inverno, com a baixa das temperaturas e a chuva, existe uma preocupação extra: não adoecer!

As patologias invernais mais comuns são a constipação e a gripe e nem sempre é fácil distingui-las. A constipação consiste numa infecção das vias respiratórias superiores, causada principalmente por rinovírus, cujos sintomas mais comuns são o nariz entupido, vermelho e com comichão, corrimento nasal intenso, diminuição ou perda do olfacto e do paladar, dores de cabeça e de garganta, febre baixa, entre outros. Já a gripe trata-se igualmente de uma infecção das vias respiratórias, mas causada pelo vírus influenza A, B e C, que tem como principais sintomas o mal-estar geral, dores musculares, olhos inflamados e febre alta. Por vezes é possível lermos ou ouvirmos na comunicação social a expressão “estado gripal”. Na realidade, este conceito é um preciosismo, mas a nível científico faz todo o sentido. A maior parte das vezes não se diagnostica a gripe através de uma análise que confirme a presença do vírus, mas antes faz-se o diagnóstico com base nos sintomas. Nestes casos será mais correcto afirmar que a pessoa está com síndrome/    /estado gripal e não com gripe.

A homeopatia ajuda a correr com a gripe, sem contra-indicações

Existem inúmeras opções para nos protegermos contra estas patologias mas nem todas são eficazes ou seguras. A homeopatia poderá ser uma opção enquanto terapêutica eficaz e segura, para o ajudar a proteger-se neste Inverno de uma forma saudável e sem afectar a performance do seu treino ou prova. Oscillococcinum® é um exemplo de um medicamento homeopático a tomar com esta finalidade, já que está indicado na prevenção e tratamento dos sintomas associados aos estados gripais tais como arrepios, dores de cabeça, dores musculares e febre. De acordo com um estudo publicado em 2016, Oscillococcinum® é eficaz na redução de infecções do trato respiratório em qualquer idade e género(1).

Oscillococcinum® pode ser tomado em qualquer idade, desde o recém-nascido até ao idoso polimedicado, sem risco de interacções medicamentosas ou contra-indicações. Como preventivo deve tomar o conteúdo de um tubo de Oscillococcinum® por semana durante o período de mau tempo, idealmente de Setembro a Março.

Outros medicamentos homeopáticos podem ser de interesse no caso de gripe instalada, consoante o tipo de sintomas:

  • Sintomas gerais da gripe: um tubo de Oscillococcinum® de 6 em 6 horas

+

  • Se febre com sensação de cansaço e dores articulares – Rhus toxicodendron 9CH
  • Se sensação de dores nos ossos e peso a nível dos olhos – Eupatorium perfoliatum 9CH
  • Se tosse seca dolorosa e sede intensa de água fria – Bryonia alba 9CH
  • Se febre acompanhada de tremuras –   Gelsemium 9CH

Em todas estas ocasiões, o ideal será sempre pedir ajuda ao seu farmacêutico, que o poderá aconselhar na sua situação.

Proteja-se neste Inverno e boas corridas!

 

(1) Beghi, Gianfranco e Morselli-Labate, Antonio, Does homeopathic medicine have preventive effect on respiratory tract infections? A real life Observational study, Multidisciplinary Respiratory Medicine (2016) 11:12