Há um “novo” circuito de corridas em Portugal

ruipinto_0
Jessica Augusto e Rui Pinto são os Campeões Nacionais de Corta-Mato
6 March, 2017
1-trail-mestre-avis
I Trilho Mestre de Avis
9 March, 2017
Liga

Foi apresentada hoje, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, a Liga Allianz Running Record, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Este “novo” circuito inclui 18 provas, já existentes, “com distâncias entre os 10 e os 26 km, em estrada e trail, marcando presença em todos os distritos do país”, destacaram as entidades promotoras da mesma, numa parceria entre a seguradora Allianz e o jornal Record, com o apoio da FPA e a organização técnica da Unisports. As ilhas ficam, portanto, de fora, mas o objectivo desta iniciativa é a apresentação de  “uma liga de carácter nacional, que procure aproximar todos os intervenientes desta modalidade de forma a criar condições para uma organização mais estruturada e sustentada do circuito de provas em Portugal”.

Além das provas, a organização irá lançar uma aplicação que pretende disponiblizar informação sobre o circuito, mas também “dicas de treino e nutrição”. Localmente, as organizações e os atletas contam com uma estrutura para “activação de marca” designada por FunPark. “Este espaço vai contar com animações para todos, além de disponibilizar actividades técnicas para os desportistas, como alongamentos, diagnósticos de saúde ou massagens”, relevou a organização.

Quanto aos critérios de selecção das provas que vão integrar o circuito, a organização explicou à RUNning que “foram seleccionadas dentro do quadro já existente, com o apoio da FPA, tendo por base a qualidade e as garantias já prestadas pelas mesmas, bem como outros requisitos”. O presidente da FPA, Jorge Vieira, também presente nesta conferência de apresentação do circuito, acrescentou que esta liga “vai acrescentar qualidade a muitos eventos, que de medianos podem passar a superiores”. Sobre a parceria na organização desta iniciativa, o presidente da FPA esclareceu: “Naturalmente há interesses empresariais e a FPA tem, ela própria, de se virar para o produto que tem, que é o atletismo, além do produto que lançamos, o Cartão Portugal Runner, que é um primeiro passo para a filiação.” Promover a filiação é, de acordo com Jorge Vieira, um dos objectivos da FPA, já que apesar de o atletismo ser “a modalidade mais praticada do nosso país, não é a que tem mais filiados”.

Já a Allianz, nas palavras do seu director de Market Management, Comunicação e Bancassurance, Gonçalo Melo, justificou o patrocínio a esta iniciativa com o posicionamento da marca em actividades que fazem parte do quotidiano dos portugueses, “como acontece com o futebol – o desporto de todas as emoções; o golf – um desporto diferente; e agora o running – o atletismo, o jogging”, classificou. Por fim, em nome do jornal Record, o seu director, António Magalhães, destacou esta iniciativa pela promoção da “actividade desportiva, da vertente lúdica e competitiva, de um conceito moderno e alargado a todo o país, num passo para a afirmação da marca Record”.

A primeira prova desta Liga Allianz Running Record acontece já este fim-de-semana. Trata-se do Grande Prémio “Cidade de Montemor-o-Novo”, uma prova de 10 km, que já vai na 17.ª edição, com escalões jovens e uma caminhada de 5 km. Este ano contará, assim, também com o FunPark desde circuito. Detaque ainda para outras provas já bem conhecidas do calendário nacional, como o Ultra Trail de São Mamede, cujas inscrições chegaram a esgotar em edições anteriores em poucos minutos e este ano se viu fora do circuito nacional de trail da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), integrando esta nova experiência na distância mais curta, de 25 km. Também a Corrida Fernanda Ribeiro integra a liga, que conta com a campeã olímpica como madrinha. A Liga Allianz Running Record termina com uma prova “master”, de 10 km, ainda por definir.