IMG_0160-(2)
Snacks de clorela
1 December, 2017
IMG_9777
Algarviana Ultra Trail (ALUT) – Dia 2 – 1/12/17
1 December, 2017
Night-cough

T: Maria Barata, farmacêutica

 

A Homeopatia é uma terapêutica que visa, tal como todas as outras terapêuticas, a saúde do indivíduo. Neste caso em particular, a Homeopatia baseia-se em três pressupostos fundamentais: “semelhante cura semelhante”; doses diluídas de princípios activos, que consiste na diminuição da concentração de uma substância activa através de métodos laboratoriais homeopáticos, originando uma substância eficaz e livre de toxicidade que não provoca efeitos secundários; Totalidade, ou seja, tem em conta as particularidades de cada sintoma do doente. Desta forma, prescrever um medicamento homeopático não tem apenas em conta a doença, mas as características do indivíduo.

Um atleta pode ter inúmeras dores musculares por variadíssimas razões, mas as dores não são iguais. A lesão pode originar uma dor ao mais pequeno toque, uma dor que pode piorar ao menor movimento ou até melhorar com a mobilidade. Este tipo de particularidades é o que permite a escolha adequada de um medicamento homeopático, tornando essencial que quem o indica tenha um conhecimento profundo em Homeopatia. A título de curiosidade, sempre que existem problemas a nível muscular, Arnica montana 9CH é o medicamento homeopático unitário (uma única cepa/substância activa) que está sempre presente na prescrição. Se a dor muscular piorar com o movimento, deverá tomar simultaneamente Bryonia alba 9CH. Se melhorar com a locomoção Ruta Graveolens 9CH será o medicamento para si.

Uma situação que também evidencia estas particularidades e que é bastante comum nesta altura do ano é a tosse. Não é uma doença, mas um sintoma muito frequente nas patologias invernais. Seguindo o mesmo princípio, a tosse não é igual para todos e, como tal, para além do seu xarope habitual, poderá complementar (ou tomar sozinha) uma cepa específica para as características da sua tosse. Primeiro terá de perceber se a tosse é seca e irritativa e se consequentemente pretende acalmar ou se, por outro lado, existe produção de muco e, portanto, quer incentivá-la até à completa libertação das vias respiratórias. Os principais medicamentos unitários para a tosse são:

 

– Drosera 9CH – Se, associada aos ataques  de tosse, existe comichão na laringe;

– Spongia tosta 5CH – Se a tosse piora à noite, estando relacionada com um estado de ansiedade e que provoca intensa sufocação;

– Aconitum napellus 9CH – Se a tosse for repentina e existir juntamente com febre elevada e sede.

 

Já para a tosse produtiva, existem dois medicamentos principais:

 

– Ipecacuanha 9CH – Se a tosse for incessante e com uma quantidade de expectoração que pode levar ao vómito;

– Antimonium tartaricum 9CH – Se a expectoração for muito densa, frequentemente associada a situações de bronquite.

 

A Homeopatia pretende ser uma resposta eficaz e segura, sem efeitos secundários, contraindicações ou interacções com outros medicamentos. Para quem se preocupa realmente com a sua saúde, faz todo o sentido. Mas, como sempre, em caso de necessidade, o ideal será dirigir-se a uma farmácia especialista em Homeopatia ou ter uma consulta com um homeopata.

Boas corridas!