Ir ao Trail de Elvas e não dar raia

Ricardo Ribas
Ricardo Ribas: devem pensar que eu vim do Rio mais fraco, mas estão enganados.
7 December, 2016
59-Grande-Prémio Natal
Resultados 59.º Grande Prémio de Natal EDP
12 December, 2016
Elvas

Na sequência do desafio lançado neste site, fui convidado para participar no Trail Elvas Património Mundial. Como qualquer atleta que se preze, apostei na antecipação e cheguei no dia anterior à bela cidade raiana. Entre doses generosas de bacalhau dourado (uma especialidade local) e peixinhos do rio, o pouco tempo que me sobrou foi passado a tentar escapar da chuva que teimava em cair e a indicar a nuestros hermanos, qual a loja de “atoalhados” mais próxima (de que não fazia a mínima ideia onde se localizava, mas eles lá seguiam as indicações).

Investi ainda no estreitar de relações com as simpáticas gentes, tendo aceitado todas as ofertas de “pomadas” alentejanas que me foram feitas, por forma a não ofender ninguém. Contente com a preparação realizada, ataquei com confiança os 18 km da prova, pelas 9 horas da madrugada.

Gostei muito do ambiente internacional da corrida, alguns até falavam português, bem como do apoio dado pela organização. As vistas eram magníficas e espero que a iluminação com velas no interior do Forte da Graça não tenha desviado nenhum casal mais animado. A chuva não se fez notar e a chegada ao Estádio Municipal da Cidade decorreu em clima de festa, principalmente pelo azeite que teimava em subir até à garganta se ter aguentado a prova inteira sem forçar a sua expulsão.

Terminada a entrega dos troféus, que, quase de forma inexplicável, não me tiveram como protagonista, seguiu-se o almoço, e que almoço, meus senhores (e senhoras, claro está)! Uma feijoada que recuperou tudo o que foi gasto não só no trilho , como me atrevo a adivinhar, na semana anterior à realização da prova.

Despeço-me, com um brinde aos responsáveis (feito com as garrafas que constavam dos sacos oferecidos aos participantes) e com a mais importante das indicações: Não se esqueçam de me convidar para a próxima!