Kilian Jornet vai tentar ser o mais rápido a chegar ao cume do Everest

GTSA2
Grande Trail da Serra D’Arga regressa a 24 e 25 de Setembro
10 September, 2016
PCR_32
Porto City Race, 23, 24 e 25 de Setembro
17 September, 2016
Kilian-Jornet-Everest-Summits

Quem já não ouviu falar de Kilian Jornet? Este catalão de 29 anos além de ser esquiador é um dos corredores de montanha mais impressionantes do mundo. Está prestes a tentar chegar ao cume do Everest o mais rapidamente possível. O último dos desafios a que se propôs no seu ambicioso projecto de vida – Summits of My Life, cujo o objectivo é tentar bater os recordes de velocidade de alguns dos picos mais altos do mundo, sempre fiel aos seus valores que assentam no minimalismo, amizade e aprendizagem.

Kilian já bateu os recordes de velocidade em Mont Blanc, Matterhorn, McKinley e Aconcágua. Este mês ele vai tentar concretizar o seu sonho e subir de uma só vez a montanha mais alta do mundo, o Everest (8.848m). Um projecto que foi adiado em 2015, quando se deu o sismo no Nepal.

Por estes dias Kilian vai tentar estabelecer o recorde de velocidade de subida e descida do Everest, sem utilizar oxigénio, cordas fixas ou campos de altitude e com o mínimo de material. A rota eleita é uma via pouco praticada na face Norte. Jornet começou a sua aventura no último lugar habitado, neste caso o Mosteiro de Ronbuk, no Tibete e, de ali, percorreu 30 quilómetros até ao campo base a 6500 metros de altitude. Dependendo das condições seguirá pelo corredor de Norton ou de Horbein.