Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021: “Uma candidatura forte”

maxresdefault
III Caminhada/Trail MAR e SERRA, onde “a natureza é intensa”
29 June, 2017
The Rut 2015 Photos for Competitor Web Gallery
Nove provas americanas recusam pagar pela qualificação da ITRA
30 June, 2017
25563f67a3

Foto: Câmara Municipal de Lisboa

Aproximadamente um ano depois de se apresentar como candidata, a cidade de Lisboa entregou o dossier da candidatura a Capital Europeia do Desporto em 2021. Numa cerimónia que decorreu nesta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, entregou a Gian Francesco Lupatelli, presidente da European Capitals and Cities of Sport Federation (Aces Europe), a documentação, que “integra estudos científicos que visam explanar a história e a relação estrutural da cidade de Lisboa com o desporto e com a actividade física”.

Abrindo formalmente a cerimónia, o vereador do Desporto, Jorge Máximo, centrou grande parte da sua intervenção num agradecimento a todos os que tornaram possível a candidatura, “uma longa caminhada que ao longo de mais de um ano mobilizou milhares de lisboetas e centenas de entidades”. Numa intervenção emocionada, o vereador afirmou Lisboa como uma cidade que promove os valores da amizade, da tolerância, do respeito, da participação. Somos, sublinhou o responsável, “pela igualdade e pela inclusão”.

Lisboa recebe anualmente milhares de eventos desportivos, “a nossa capacidade organizativa é reconhecida em todo o mundo”, assegurou ainda Jorge Máximo.

Fernando Medina sublinhou que esta iniciativa é “acima de tudo uma grande mobilização colectiva, uma grande mobilização para o desporto” e que todo o processo já valeu a pena porque “mostrou uma cidade com instituições, com atletas, com pessoas que valorizam o desporto no seu dia-a-dia e que estão dispostos a fazer mais para o desporto todos os dias”. Lisboa, ao longo dos últimos dez anos, frisou, viveu uma “transformação virada para a fruição do espaço público”, com o desporto a ter “um papel central neste processo”.

Gian Francesco Lupatelli, que vai, a partir de agora, analisar o processo das três cidades candidatas, Lisboa, Haia (Holanda) e Riga (Letónia), afirmou que “esta é uma candidatura forte”, acrescentando que 2021 deverá ser “um ano especial, com 365 dias de desporto total, desporto para todos”.

A cidade escolhida, será conhecida no próximo dia 15 de Novembro.

Na sua intervenção, o ministro da Educação, Tiago Rodrigues, enalteceu a “audácia de Lisboa em encarar a candidatura como ponto de partida e nunca como ponto de chegada”.

A cerimónia contou também com a presença dos embaixadores da candidatura, os atletas Hugo Passos, multicampeão surdo olímpico, Patrícia Mamona, campeã da Europa de Triplo-Salto, e Telma Monteiro, medalhada de bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O discurso de Jorge Máximo está disponível aqui http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/Noticias/ficheiros/Discurso_de_entrega_dossier.pdf

O dossier da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto pode ser consultado em  http://roadto2021.pt/.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa