Lisboa recebe Europeu de Corta-mato em 2019

Sao Silvestre I
O “gajo” desafia-vos
29 November, 2016
amarantechristmastrail_16 (1)
V Amarante Christmas Trail
30 November, 2016
1271089_G08_W01

Depois de Oeiras-Jamor, em 1997, e Albufeira, em 2010, Portugal volta a organizar um Campeonato Europeu de Corta-mato em 2019, desta vez, em Lisboa. A candidatura foi apresentada em Setembro de 2014 e levará à capital um campeonato internacional de atletismo, o que não acontecia desde os Mundiais de Pista Coberta de 2001.

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) sublinha que  “esta organização faz parte de um plano estratégico da Federação para a revitalização do meio fundo português.” O próximo passo, adianta a federação em comunicado, será a deslocação, a 11 de Dezembro, de uma delegação do Comité Organizador da prova para observar o Campeonato da Europa de Corta-mato de 2016, em Chia (Itália), onde participará no seminário para a organização da competição.

O presidente da FPA destaca a importância da organização e “a experiência e as parcerias que a mesma podem trazer para a modalidade”, mas reforça que “o mais importante é a criação de um objectivo competitivo para os nossos jovens atletas”. Nesse sentido, Jorge Vieira afirma que a FPA está “a trabalhar e a criar projectos no terreno, na base da modalidade, que são os clubes e as associações, para que em 2019 possamos apresentar selecções fortes em todos os escalões, com possibilidade de lutar por lugares cimeiros”.  “Só nestas circunstâncias faz sentido este tipo de competições”, conclui.