Meia Maratona de S. João das Lampas: A ternura dos 40

1212_32_01
UTRP, “o trail mais quente do ano”
19 July, 2017
13906742_1095393813841492_838817189967340837_n
IX TNLO: Pelo castelo, barragem e Lagoa de Óbidos
21 July, 2017
20170113_CS©-_0300 (1)

Texto: Teresa Mendes

Foto: Celestino Santos

 

Este ano a Meia Maratona de S. João das Lampas, agendada para o próximo dia 9 de Setembro, é especial. Motivos não faltam. A corrida celebra os seus 40 anos de existência, com muita “ternura”, como contou à RUNning Fernando Andrade, que organiza o evento desde a sua primeira edição.

“É uma sensação um pouco estranha porque são 40 anos e transportam-me para o tempo em que eu tinha 20”, recorda, salientando que, de facto, a prova “tem qualquer coisa de especial porque acabou por ir resistindo ao tempo”. “A pouco e pouco fomos acreditando, passámos a ter alguma confiança por parte dos patrocinadores e, tendo em conta a nossa condição de prova de aldeia, traz-nos muita satisfação que se mantenha passados todos estes anos”, sublinha.

O percurso é bastante acidentado, mas acabou por ser esse aspecto que fidelizou os atletas, lembra Fernando Andrade. Segundo o organizador, “começou a haver uma certa apetência por este tipo de traçado, principalmente depois do aparecimento do trail, e esta prova é também atractiva por essa razão, porque tem desnível e paisagens de trail, mas é feita em estrada”.

Mas há outras razões apontadas para o sucesso, como o facto de “ter um cariz festivo, pois está integrada nas festas da Senhora da Saúde, dando a possibilidade de as pessoas aproveitarem também para se distraírem”.

Deixando um convite a todos “para que apareçam no dia 9 de Setembro”, Fernando Andrade assegura que “com certeza, vão gostar da experiência”. Também é certo que “no final há bolo”, pois para o responsável, “40 anos não se fazem todos os dias”.

 

Inscrições abertas até 3 de Setembro

A 41.ª Meia Maratona de S. João das Lampas, a 2.ª prova mais antiga na distância no calendário nacional, arranca então no dia 9 de Setembro, às 17 horas, cumprindo um percurso com uma paisagem rural que passa pelas localidades de A-do-Longo, Areias, Alvarinhos, Odrinhas, Amoreira, Sacário, Arneiro dos Marinheiros, Pernigem, Fachada, Chilreira, Codiceira, Alfaquiques, com partida e chegada em S. João das Lampas

O Meia Maratona de S. João das Lampas – Grupo de Dinamização Desportiva conta ainda com o apoio institucional da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem.

A prova constitui o Troféu Jornal de Sintra / Campeão(ã) Concelhio de Meia Maratona, que distinguirá o(a) atleta que, em termos absolutos, represente um clube do concelho de Sintra (ou individual) desde que devidamente inscrito no Troféu Sintra-a-Correr 2016/2017.

As inscrições serão processadas informaticamente e deverão ser efectuadas no site oficial da prova (www.lampas.org) até ao dia 3 de Setembro.