O trail dos Açores conquista Lisboa

100kportugal-banner-1175x40
Milaneza 100K Portugal
16 March, 2017
IMG_9095
O Algarve como nunca o vimos
18 March, 2017
Azores Trail Run

Foto: Cortesia da Organização

No âmbito da presença da região autónoma dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a Azores Trail Run dinamizou hoje, no Parque das Nações, um free running de 10 km para apresentação da próxima prova desta organização, que promete levar ao Faial mais de um milhar de pessoas, entre atletas e famílias, nos dias 26 e 27 de Maio. Foram 240 os atletas que aceitaram o convite da organização e marcaram presença no evento que pintou de “azul-Faial” a zona envolvente a este certame. Nem o calor diminuiu o entusiasmo, afinal, todos eram candidatos a receber uma inscrição na prova, com direito a viagem e alojamento. No final, a degustação de produtos regionais aproximou os participantes do arquipélago e dos seus trilhos, que nesta edição de 2017 da Azores Trail Run apresentam novidades.

O Faial dá início à primeira experiência de três digitos nos Açores, com a Azores Trail Run a incluir no seu programa a Grande Rota dos Baleeiros, com 120 km e 4500 metros de desnível positivo. Para já, trata-se de “uma prova-teste, criada à volta do património cultural e histórico que é a caça à baleia, e que será feita apenas por atletas que no seu corrículo tenham uma prova de mais de 100 quilómetros realizada no último ano”, como explicou Mário Leal, director da Azores Trail Run, na apresentação do evento que decorreu na passada quinta-feira na BTL. Se cumpre este requisito, testemunhe de perto a história da caça à baleia, num percurso que tem como pontos de destaque o Complexo Baleeiro das Angústias, o Varadouro Baleeiro de Castelo Branco, o Posto Baleeiro do Varadoro, o Posto Baleeiro do Porto do Comprido, o Varadouro Baleeiro da Ribeirinha, o Posto Baleeiro do Salão e o Varadouro Baleeiro dos Cedros.

Para os restantes atletas, “teremos as mesmas quatro provas que em 2016 – Blue Island Trail – 70 km; Faial Costa a Costa – 48 km; Trail dos 10 Vulcões – 22 km e Family Trail 10 km”, afirmou o director. No total do evento, é esperada uma elevada participação, pois, como refere Mário Leal, “em 2106 contámos com cerca de 650 atletas de 30 nacionalidades, sendo que este ano alcançámos já as 740 inscrições.”

As provas com o cunho Azores Trail Run são uma organização do Clube Independente da Ilha Azul (CIAIA) e continuam a 6, 7 e 8 de Outubro, com a Azores Triangle Adventure, que liga as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, conforme apresentado também na BTL, mas na sexta-feira à tarde. De sublinhar, que as provas Azores Trail Run passaram a pontuar para o Campeonato Nacional da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP). Neste contexto, “as provas passam a ser sempre licenciadas pela ATRP, entidade responsável pela fiscalização e arbitragem das mesmas, e a estar obrigadas a cumprir escrupulosamente as rigorosas regras a que estão submetidas todas as corridas em território nacional que integrem o calendário oficial da modalidade”, concluiu Mário Leal.

Se estas ainda não são razões suficientes para aceitar o desafio , passe na BTL e experimente os óculos virtuais que o transportam para as sensações dos trilhos açorianos.