Os pequenos grandes heróis da pista

sunscreen-sport-legs-beach
Na pele de um atleta
1 June, 2017
SwimRun-(22)
Swimrun: A correr e a nadar se vai ao longe
1 June, 2017
_MG_3965

Nos dias 4 de Junho e 30 de Setembro, a corrida – dos 6 aos 17 anos – acontece pela primeira vez em pista, no renovado Estádio do Inatel, em Ramalde.

T: Rute Barbedo    F: Cortesia Runporto

 

A prova que promete descobrir os campeões do futuro.” Assim se fala da Vitalis Kids Challenge by Hyundai, uma organização da Runporto que vai na sua segunda edição e que se destina exclusivamente a crianças e adolescentes nascidos entre 2000 e 2010. “Para competir, por lazer, com ou sem equipa”, cabe aos atletas de amanhã percorrer distâncias entre os 600 e os 3000 metros, treinando assim o foco, a rapidez e a estratégia, mas principalmente alimentando a diversão.
Se a primeira etapa, no final de Março, se realizou sob o frio e a chuva, no Queimódromo do Porto, a prova de 4 de Junho marca a estreia dos “challengers” no recém-renovado Parque de Jogos do Inatel, em Ramalde, também no Porto. Será “uma oportunidade interessante para os miúdos correrem em pista”, considera Jorge Teixeira, director-geral da Runporto, que continua: “Este é um evento para incentivar as camadas mais jovens à prática desportiva e ao ar livre. Ainda para mais, acontece nos locais certos, como é o caso desta pista.”

Um projecto com as escolas

Além do estímulo dirigido à comunidade em geral, a organização tem articulado contactos com a Direção Regional de Educação do Norte no sentido de fazer chegar a notícia do evento às escolas da região, já que, na visão de Jorge Teixeira, a iniciativa é “uma forma de ajudar o desporto, a cultura e a educação”. O responsável adverte, no entanto, que o papel da Runporto não é educativo, apenas catalisador. “Somos organizadores de eventos. É como organizarmos um lanche e pormos tudo em self-service. Quem quiser pode vir; sirva-se”, compara.

Quanto ao futuro, somente após a última etapa deste ano do Vitalis Kids Challenge, no dia 30 Setembro, Jorge Teixeira pretende revelar os planos. Fica a pista, no entanto, de uma vontade de alargar o projecto a novas geografias.

 

Informações úteis

Inscrição gratuita

Requisito: ter nascido entre 2000 e 2010

Datas: 4 de Junho e 30 de Setembro (a primeira etapa foi a 25 de Março)

Local: Parque de Jogos do Inatel, em Ramalde, no Porto

Número de participantes previsto: entre 800 e 1000

Júri: da responsabilidade do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Porto