10 Km cumpridos: E agora? Recuperação!
15 October, 2015
lg_Blueberry___Exobasidium_leaf_and_fruit_spot_Bleuet_5476
Mirtilo: o poder do antioxidante
15 October, 2015
IMG_5007

Por Chef Fábio Bernardino

 

Ingredientes: 

  • Farinha de trigo 55 (0.4kg)
  • Farinha de centeio (0,4kg)
  • Açúcar (0,05kg)
  • Maçã verde (0,4kg)
  • Água (0,1l)
  • Maçã desidratada (0,5kg)
  • Mel (0,02kg)
  • Flores secas (0,02kg)
  • Aromáticos (canela, noz-moscada, pimenta rosa, raspas de citrinos [ou citrinos desidratados picados]) (q.b.)
  • Levedura (0,08kg)
  • Sal&Vida (q.b.)

Método de confecção:

  1. Misture numa tijela as farinhas com o açúcar, metade das flores secas e da maçã desidratada, os aromáticos, o Sal&Vida a gosto e a maçã verde triturada com água.
  2. Amasse até obter uma massa consistente (se a massa estiver muito seca, junte um pouco mais de água progressivamente até obter um preparado firme). Adicione a levedura previamente hidratada num pouco de água e amasse novamente.
  3. Deixe levedar.
  4. Molde do tamanho e formato preferidos, coloque a maçã seca laminada no topo, pincele com mel e polvilhe com flores secas. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 20 a 25 minutos, a 240.º C.

Dicas do Chef:

  1. Desenvolva mais receitas tendo esta como ponto de partida substituindo a maçã por outras frutas, como o morango ou a manga, obtendo uma variedade de pães adequados ao seu gosto.
  2. Adapte a receita às diferentes alturas do seu exercício físico. Para tal, antes da prática, elabore  um pão mais rico em açúcares de  rápida absorção (frutose ou  farinhas mais finas), com o fim  de conseguir uma quantidade  de energia disponível maior.  Após a actividade física, elabore  um pão com maior carga proteica,  substituindo a água por ovo e  adicionando leguminosas e farinha de alfarroba