Poiares Trail 2018 ganha certificação da ITRA

Running Magazine
Correu-se e celebrou-se São Silvestre por todo o país
2 January, 2018
joelho-cuidado-cirurgia-dor-lesao-600x394
Joelhos, para que vos quero
4 January, 2018
170212-09240

Fotos: Cortesia da organização

 

Após o sucesso das quatro últimas edições, a secção de Atletismo da Associação Recreativa de S. Miguel vai organizar, no próximo dia 11 de Fevereiro, o Poiares Trail 2018, que, uma vez mais, integra o Campeonato Nacional de Trail e o Campeonato Distrital de Trail Curto da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. No dia anterior, dia 10, decorrem umas jornadas técnicas.

A grande novidade é que, pela primeira vez este ano a prova será certificada pela International Trail Running Association (ITRA), com pontuação para provas internacionais, nomeadamente o Ultra Trail du Mont-Blanc.

170212-17459O evento, que no último ano acolheu mais de 1200 atletas e acompanhantes em Vila Nova de Poiares (Coimbra), é constituído por um Trail Longo de 35 km, um Trail Curto de 17 km, uma Caminhada de 12 km e uma prova para crianças, PTKids, que se realizarão em percursos naturais renovados junto a cursos de água, single tracks, caminhos, terrenos agrícolas, serras e estradas.

Esta é uma actividade realizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e com as Juntas de Freguesia do concelho, e que é já “uma grande referência no Plano de Actividades Concelhio, no panorama regional e nacional do trail running”, salienta a organização que espera passar de novo a barreira dos 1000 atletas, nesta que é a segunda prova da série 150 do Campeonato Nacional de Trail.

170212-24593Apesar da devastação provocada no concelho pelos incêndios, “estão reunidas todas as características de um trail bonito, mas exigente, quer técnica, quer fisicamente”, destaca a Associação Recreativa de S. Miguel.

No sábado anterior, dia 10, a organização aposta novamente numas Jornadas Técnicas, que vão contar com “um painel de oradores de grande qualidade, e onde se irão debater temas importantes e determinantes para a prática da corrida, do trail e do desporto em geral”.

Numa parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares estas Jornadas Técnicas serão inovadoras, uma vez que serão realizadas num modelo de formação creditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Ou seja, todos os participantes que o desejarem e o solicitarem, serão beneficiados com 1,4 unidades de crédito para treinadores.

 

3.1.18