Quer praticar exercício físico? Faça um check-up desportivo

IMG_9000
Sonhos portugueses em beterraba e açúcar de coco
24 December, 2014
10 Km cumpridos: E agora? Recuperação!
15 October, 2015

Se não faz desporto há muito tempo, se vai praticar uma modalidade pela primeira vez, ou se é atleta… este artigo é para si. Os benefícios do desporto para a saúde física e bem-estar são incontornáveis. No entanto, quer seja um praticante ocasional ou assíduo, antes de iniciar a prática desportiva moderada a intensa é importante certificar-se de que reúne as condições físicas necessárias para o fazer, esclarecer todas as dúvidas e obter uma orientação médica personalizada. Como? Fazendo um check-up desportivo.

Casos em que o check-up desportivo deve ser “obrigatório”

Asma, doença pulmonar, diabetes, artrite ou patologias do fígado ou dos rins são razões mais do que suficientes para realizar um check-up desportivo antes da prática de exercício moderado a intenso. O American College of Sports Medicine recomenda que o faça se acumular duas das seguintes situações:

  • Ser do sexo masculino e ter mais de 45 anos;
  • Ser do sexo feminino e ter mais de 55 anos;
  • Ter antecedentes familiares de patologias cardiovasculares antes dos 55 anos;
  • Ser fumador/a ou ter deixado de fumar há menos de seis meses;
  • Não praticar exercício físico há três meses ou mais;
  • Ter excesso de peso ou obesidade;
  • Ter níveis elevados de colesterol ou hipertensão arterial.

Observação à medida

O check-up desportivo permite-lhe ser observado por um médico especializado ou pós-graduado em Medicina Desportiva, que procederá a exames de avaliação e aptidão desportiva adequados às suas necessidades e objectivos. Por exemplo, a um atleta federado é exigida a apresentação de um atestado médico oficial.

Assim, para responder às várias necessidades dos atletas, existem diversos tipos de check-up, desde o mais simples (electrocardiograma e consulta) até ao personalizado, em que é realizada uma consulta inicial de avaliação e planeamento, exames específicos de acordo com a exigência desportiva do atleta e consulta final.

*Equipa editorial especialista em conteúdos de saúde e bem-estar Saúde Cuf