Salomon Ultra Pirineu: A prova de trail running mais emblemática da Catalunha

Corrida-das-nacoes
Corrida das Nações
9 August, 2016
Jorge-Serrazina
Trail Noturno da Lagoa de Óbidos “Um falso fácil”
13 August, 2016
Ultra Pirineu

Entre 23 e 25 de Setembro o Parque Natural del Cadí Moixeró acolhe a oitava edição da Salomon Ultra Pirineu. Em Bagà, epicentro do evento, são esperados 2800 atletas nas três distâncias competitivas: Ultra (110 km, 6800 metros D+), Marató Pirineu (45 km, 2800 metros D+) e Nit Pirineu (5 km, 860 metros D+). Além destas três corridas, ainda haverá espaço para a Pirineu XS, uma versão infantil da Ultra.

A prova rainha, a Salomon Ultra Pirineu, e última prova das Skyrunner World Series, espera mil atletas de todo o mundo, entre os quais 45 portugueses, que vão poder desfrutar dos 110 km e 6800 metros de desnível positivo que o percurso oferece. Uma prova exigente onde os atletas vão descobrir, ou re-descobrir o Parque Natural del Cadí Moixeró e a travessia de Cavalls del Vent. São muitos os atletas de elite que tentarão destronar os vigentes campeões Kilian Jornet e Emelie Forsberg. As grandes favoritas ao pódio são Ida Nilson, vencedora da Transvulcania 2016, Núria Picas, que já ganhou quatro vezes a prova e Maite Moiara, recente Campeã do Mundo de Skymarathon, que se vai estrear na modalidade. Na categoria masculina, os favoritos são Zaid Ait Malek e Miguel Heras, 2.º e 3.º no ano passado, que regressam para tentar o lugar mais alto do pódio. A eles juntam-se Francesc Solé, Gerald Morales, Cristobal Adell entre outros.

Na Marató Pirineu as favoritas são as novas promessas do trail: Paula Cabrezio e Eli Gordon, segunda classificada no ano passado. A elas juntam-se Marta Molist e Ragna Debats. Nos homens o duelo será renhido, já que a lista de campeões é grande. Alfredo Gil, vencedor do ano passado, terá que se debater com Ismail Razga (6.º em Zegama e 3.º no Campeonato do Mundo de Skymarathon), Albert Pujol (Campeão de Corridas de Montanha 2015), Ferran Sampere (Vencedor do Campeonato Catalão de Montanha 2015), entre outros. Vinte e seis portugueses estão inscritos na Marató Pirineu.

O evento arranca com a Nit Pirineu, a única prova ainda com dorsais disponíveis. Com 5 km de distância e 860 metros de desnível positivo, esta prova permite descobrir a estação de esqui de La Molina de outra perspectiva. Na partida não faltarão nomes reconhecidos como Maite Maiora, Laura Orgué, Jan Margarit ou Pere Rullán.