São Miguel além dos trilhos

azores-e1474449240891
Correr três ilhas por entre vinhas, montanhas, fajãs e vulcões
30 August, 2017
AndreAlves
TDS: Em Courmayeur, os atletas partiram com o sol 
30 August, 2017
azzorre3-1423500758-PNjj-medium

Texto: Miguel Judas

Fotos: Celestino Santos

 

Quem pratica trail sabe que esta modalidade é um dos melhores modos de conhecer uma região, passando por locais que de outra forma seria impossível. Mas o antes e o depois das provas também servem para explorar um pouco mais, como a RUNning fez na ilha de São Miguel, nos Açores, onde acompanhou a segunda edição do Ecological Trail Run.

 

Ilha de aves raras

É na zona montanhosa da Tronqueira, entre os concelhos do Nordeste e da Povoação, na zona leste da Ilha de São Miguel, que vive o priolo, uma das aves mais raras do mundo. A visita deve começar pelo Centro Ambiental do Priolo onde estão disponíveis todo o tipo de informações sobre esta espécie, incluindo um mapa onde são registados todos os seus avistamentos, continuando depois pelos trilhos da serra da Tronqueira. Caso aviste algum, no regresso há que colocar mais um pin no mapa. life-priolo.spea.pt.

 

Uma praia dentro do vulcão

fafaBem no centro da ilha de São Miguel, a Lagoa do Fogo ocupa toda a cratera de um
antigo vulcão, com cerca de 1360 hectares. Um pequeno carreiro, que sai da estrada
de alcatrão, no topo da montanha, permite descer até às suas margens, classificadas
como Reserva Natural. O caminho não é fácil e exige algum esforço físico,
devidamente recompensado à chegada por uma enorme praia de areia branca e águas
transparentes, que convidam a um retemperador mergulho e onde nem sequer falta
uma colónia de gaivotas residentes. Mais ou menos a meio da encosta que conduz à
Lagoa do Fogo fica a Caldeira Velha, um pequeno lago tépido, junto a uma caldeira
fumegante rodeada de fetos arbóreos, onde também se pode tomar banho.

 

 

 

 

 

Termas da Ferraria

Devido às duas nascentes de águas termais de origem vulcânica aí existentes, com alto teor de enxofre, há muito que as águas da Ponta da Feraria têm fama de milagreiras. Integrado no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, o complexo inclui hoje um moderno SPA com jacúzi e piscinas interiores e exteriores de água de mar e termal. www.termasferraria.com.

 

Nordeste, o tesouro de São Miguel

O concelho do Nordeste continua a ser, devido ao seu isolamento, o segredo mais bem guardado de São Miguel. São vários os miradouros, onde podem ser apreciadas algumas das paisagens mais belas desta ilha, feitas de altas montanhas, profundos desfiladeiros e escarpadas falésias mar adentro, que fazem desta zona de rara e rude beleza natural um deleite para os sentidos.

 

Lagoa das Sete Cidades

Inúmeras e espalhadas um pouco por toda a ilha, as lagoas vulcânicas são uma das características mais marcantes da paisagem de São Miguel. A mais famosa é a Lagoa das Sete Cidades, considerada Paisagem Protegida devido à sua importância em termos de endemismo e também por ser zona de passagem de aves migratórias. Bem próximo daqui, é também obrigatória uma visita ao Miradouro da Lagoa do Canário, de onde se pode apreciar uma vista panorâmica única de todo o perímetro da caldeira das Sete Cidades.

 

Para descobrir a pé

dsdfDe entre os mais de 20 percursos pedestres classificados em São Miguel, um dos mais belos é o que liga a aldeia de Faial da Terra à cascata do Salto do Prego. Tem uma extensão de 5 km e acompanha um curso de água através de uma densa floresta, num constante sobe e desce que termina numa clareira abobadada por altas árvores, onde o prémio final é uma cascata com mais de 10 metros. No regresso pode fazer-se o mesmo caminho ou optar por seguir até ao Sanguinho, uma pequena aldeia, bem no topo da encosta.

 

 

Parque Terra Nostra

Foi considerado, em 2007, “um dos mais belos do mundo” pela conceituada revista Condé Nast Travel e engloba uma das maiores colecções de camélias, com mais de mais de 600 espécies e a maior colecção de cicas da Europa. O jardim foi fundado em 1780, pelo então cônsul dos Estados Unidos em São Miguel, Thomas Hickling, que construiu neste espaço a sua residência de Verão. No final século XIX foi aumentado pelos novos proprietários, os Viscondes da Praia, tendo sido criados os jardins de água ou a plantação das alamedas sombrias e dos canteiros de flores. Nos anos 30, o espaço foi adquirido pela família Bensaúde, que mandou vir da Escócia o renomado jardineiro John McEnroy, para transformar o jardim. A jóia da coroa do espaço é o Tanque de Água Termal, no qual os visitantes se podem banhar, a uma temperatura entre os 35 e os 40.º C. www.bensaudehotels.com.

 

Chá do Atlântico

A funcionar de forma ininterrupta desde 1883, a plantação e fábrica da Gorreana é um local de visita obrigatória para quem queira conhecer ao pormenor a história do chá nos Açores. Desde o processo de fabrico – cultivo, secagem, ensacamento – até chegar, fumegante, à chávena, numa amável oferta da casa no final da visita, aqui tudo ainda se faz como antigamente. www.gorreana.com.