São Silvestre da Amadora

Elcorte-inglés-São-silvestre
Lisboa pela manhã
1 December, 2016
Luis-Landa-JO106
Luis Landa: “Em Espanha são os atletas nacionalizados que salvam o meio fundo e o fundo”
2 December, 2016
são-silvestre-amadora-2016 (2)

Amadora renovada

Já lá vão 42 edições de São Silvestre da Amadora, mas apesar de a prova ser antiga – foi a primeira a realizar-se em solo continental português –, não podemos chamá-la de velha. Isto, porque depois de mais de quatro décadas de organização exclusiva pelo Desportivo Operário do Rangel (DOR), a nova direcção (que tomou posse em Abril) decidiu entregar esse trabalho à HMS Sports, numa óptica de profissionalização.

Também era vontade da Câmara Municipal da Amadora (CMA), parceira da iniciativa, “dar um novo dinamismo ao evento”, explica Nuno Vedor, presidente do DOR. Assim, prevê-se a ampliação do número de participantes e das valências em torno do evento, com melhorias no planeamento, na divulgação e em detalhes como o registo fotográfico dos melhores momentos da última prova do calendário civil, que acontece às 18 horas de 31 de Dezembro.

“O objectivo não é cortar radicalmente com o passado mas melhorar algumas coisas e envolver ainda mais as pessoas”, explica o responsável. Prova disso é que tradições como o desfile de automóveis Fiat 500 e Renault 4L ou a atribuição de prémios monetários mantêm-se. Ainda assim, a organização considerou adequado eliminar a distinção por escalões. Assim, mantém-se o número de prémios (do 30.º ao 1.º lugar, entre 50 e 1500 euros), mas serão distribuídos dentro da classificação geral.

Tendo em conta o objectivo de chegar aos 2000 participantes, a zona de partida das corridas foi transferida para a rotunda junto da estação de metropolitano de Amadora-Este, dada a sua amplitude. Por outro lado, volta a fazer parte do percurso “a célebre subida dos Comandos” (junto ao Regimento de Comandos da Amadora) e o passado também se comemora através de uma exposição sobre a história desta São Silvestre, desde os seus primórdios, patente na galeria de exposições da sede da CMA (também local de inscrições para a prova).