Ssilvestre-coimbra-2016
São Silvestre de Coimbra
3 December, 2016
CampeonatosTrail2017
São 14 os atletas portugueses no Campeonato do Mundo de Trail de 2017
6 December, 2016

Rute Barbedo

Porto com novo percurso

Com os dias de Natal e de Ano Novo a celebrarem–se ao Domingo, a organizadora Runporto decidiu antecipar a Liberty Seguros São Silvestre do Porto para o dia 18 de Dezembro. A partida está marcada para as 20 horas, cedo o suficiente para evitar noitadas, tarde que chegue para que os vapores do frio povoem a Invicta de vontade de correr.

Este ano, a maior novidade é a alteração do percurso. Por força das obras na Rua de Sá da Bandeira, os atletas seguirão caminho para a Sé do Porto, retornando à habitual recta em direcção à Avenida dos Aliados, símbolo das festas da cidade.

Na edição do ano passado, 10 875 pessoas finalizaram a prova principal, mas o total de inscritos nas duas distâncias (de 10 e cinco quilómetros) rondou os 20 mil, confirmando o evento como a São Silvestre mais participada do país ou, como afirma Jorge Teixeira, director da Runporto, “a maior corrida de Portugal, um orgulho para a cidade e para o país”. O objectivo é, por isso, “pelo menos manter o número de finalistas”, ainda que o mais importante não sejam os recordes mas “a festa do running”, que em 2015 terá sido feita por cerca de 50 mil pessoas, segundo o organizador. Tudo porque o Porto, acredita, “tem tido uma dinâmica na organização de eventos na área da corrida que faz com que as pessoas se identifiquem”.

Rui Pedro Silva e Rui Teixeira são nomes confirmados, bem como os cada vez mais desportistas que “vêm de fora correr a São Silvestre de propósito”. Ainda que não haja dúvidas acerca da qualidade do trabalho desenvolvido pela Runporto, há sempre um pingo de perplexidade a assaltar o director da prova: “Com toda a franqueza, eu próprio às vezes me surpreendo. Como é possível que uma cidade, não sendo a capital, tenha estes números?”