Sara Moreira e Jorge Corrula apresentam livro “Correr sem lesões”, de Ernesto Ferreira

CS_12752
“A meia maratona é uma distância muito apetecível”
9 November, 2016
GPNatal
Atletas homenageados em dia de apresentação do 59.º Grande Prémio de Natal
11 November, 2016
IMG_8593

“Correr sem lesões” é o primeiro livro de Ernesto Ferreira, fisioterapeuta e director técnico do Gabinete de Fisioterapia no Desporto (GFD). A apresentação da obra, que promete ser de grande utilidade na vida dos atletas ao nível da prevenção e durante o tratamento das tão temidas lesões, decorreu ontem, na Fnac de Oeiras, e contou com a medalhada europeia Sara Moreira, que recentemente abandonou a prova da maratona nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro precisamente devido a lesão, no caso, uma fractura de stresse. “Este livro é um manual para qualquer atleta na prevenção de lesões”, afirmou Sara Moreira.

Quem também esteve presente foi o actor Jorge Corrula, também ele acompanhado por Ernesto Ferreira no GFD, que confessou já ter dado os primeiros passos na corrida, mas ainda sem ter acedido ao repto lançado pelo fisioterapeuta para treinar com o objectivo de um melhor desempenho. Durante a apresentação foram ainda evocadas várias histórias de atletas recreativos seguidos pelo autor, que partilharam o seu testemunho no livro. Os primeiros 10 km da atriz Cláudia Semedo, a primeira maratona de Maria Robalo, há poucos dias no Porto, e a perda de peso de Nelson Barreiros foram algumas das histórias destacadas por Ernesto Ferreira.

Sobre a obra, o autor sublinhou: ” O que está neste livro é a minha verdade e a da minha equipa, não é a verdade absoluta. É a que tenho colocado em prática e que tem resultado.” Em “Correr sem lesões” Ernesto Ferreira coloca o seu conhecimento e experiência de mais de 20 anos na área da fisioterapia, com destaque para a corrida, ao dispor de todos os que querem ir mais longe na modalidade, profissionalmente ou de forma recreativa, e diz-nos o que devemos fazer – e não fazer – para evitar uma lesão, sublinhando, entre outros factores, a importância do aquecimento e dos alongamentos, o fortalecimento dos músculos, o planeamento do treino, a melhoria da técnica de corrida ou a escolha das sapatilhas certas, além de  explicar as causas, os sintomas e os tratamentos das lesões mais comuns provocadas pela corrida.