Ultra Trail du Mont Blanc® o derradeiro desafio

Selecção-olímpica-atletismo
Jogos Olímpicos terminam com três diplomas para o Atletismo
22 August, 2016
Portugal-vice-campeão-orientação
Portugal é vice-campeão do mundo de Orientação de Precisão
29 August, 2016
UTMB2016

Todos os anos na última semana de Agosto, Chamonix nos Alpes franceses transforma-se na capital mundial do trail running com a maior prova da modalidade, o Ultra-Trail du Mont Blanc®. A prova onde todos os corredores de montanha desejam ir pelo menos uma vez na vida, percorre as montanhas mais altas da Europa e atravessa 3 países (França, Itália e Suiça).

Este ano celebra a sua 14.ª edição e mais uma vez conta com os melhores do mundo. A prova rainha, Ultra Trail du Mont Blanc®- 170 km e 10 000 metros de desnível positivo toma a saída na próxima sexta-feira dia 26 de Agosto às 18h. Entre os 2000 atletas estão 54 portugueses, 8 entre a elite mundial, como o caso de Armando Teixeira, Luís Duarte, Jérôme Rodrigues, Cláudio Quelhas, Manuel Faria, Telmo Veloso, Ester Alves e Lucinda Sousa.

Hoje foi o dia de saída da TDS®- 119 km com 7200 metros de desnível positivo e conta com a presença dos portugueses Nuno Silva e Francisco Freitas. Amanhã é a vez da OCC®- 53 km com 3300 metros de desnível positivo e finalmente na sexta-feira parte o UTMB® e a CCC®- 101km com 6100 metros de desnível positivo, onde estará presente Luís Fernandes e Leonardo Diogo. Desde segunda-feira que está em marcha a PTL® (La Petite Trotte à Léon), uma volta de 300 km com 26 500 metros de desnível positivo ao redor do Mont Blanc, em equipas de 2 ou 3 elementos em autonomia total, com um tempo limite de 151 horas. De Portugal estão seis equipas a fazer a travessia.

Ao todo nas cinco provas há cerca de duzentos portugueses.