Zoelae Trail: Correr “até às origens”

sara moreira
Sara Moreira afastada dos mundiais de Londres por lesão
1 August, 2017
musculos-cuerpo-humano corriendo copy
Maior projecto de investigação biomecânica vai decorrer no Campeonato do Mundo de Atletismo
3 August, 2017
capa_289305

Foto: Câmara Municipal de Bragança

 

Vai decorrer, no próximo dia 13 de Agosto, em Bragança, a primeira edição do Zoelae Trail, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo Jovem, que promete levar centenas de adeptos da modalidade àquele distrito. O evento decorre no território ocupado pelo povo pré-romano Zoelae, que, embora de origem desconhecida, é considerado por vários autores um dos mais antigos grupos étnicos na Península Ibérica.

A iniciativa, organizada pelo município da região e apadrinhada pelo atleta David Quelhas, coincide com a realização da Festa da História, e inclui três provas: O Zoelae Trail Longo (25 km), com uma subida acumulada de 799 metros, com início às 8h00; o Zoelae Trail Curto (17 km), com uma subida acumulada de 439 metros, às 8h30; e ainda uma caminhada (8 km), pelas 9h00.

​Com partida da aldeia de Castro de Avelãs, onde se encontra o Mosteiro de São Salvador, os atletas vão ter a possibilidade de percorrer a Serra da Nogueira (que acolhe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa), com passagem pelo sítio da Torre Velha, conhecido como a capital do povo pré-romano que dá nome ao evento, os Zoelae. O Castelo de Bragança, presença forte de “portucalidade” e que estará enfeitado e animado por ocasião da Festa da História, será o local onde se aguardará a chegada dos participantes.

As inscrições podem ser efectuadas em www.dareyouspot.com até 7 de Agosto.

Cada inscrição inclui dorsal, abastecimentos, medalha de finisher, t-shirt técnica, seguro, banhos, transporte para a partida e para a meta em caso de desistência, assistência de primeiros socorros, almoço e brindes.

Para a realização deste evento, o Município de Bragança conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Bragança, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da t’inc, do Ginásio Clube de Bragança e da Dare You Spot.

Todas as informações disponíveis em https://www.zoelaetrail.com/.