Congresso Corrida

Congresso da Corrida este Domingo em Portimão

27 novembro 2019
3 min
O Congresso da Corrida realiza-se a 1 de Dezembro, este ano em Portimão e presta homenagem ao Prof. Mário Moniz Pereira. Além da técnica de corrida, o programa aborda as áreas da saúde, da nutrição e inclui ainda a apresentação do programa pioneiro “Daily Mile Portugal”.

O Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC), juntamente com a Câmara Municipal de Portimão, realiza, a 1 de Dezembro, o Congresso da Corrida - “Prof. Mário Moniz Pereira”, “em homenagem ao decano e pioneiro do desporto nacional”, justifica Pedro Rocha, coordenador do PNMC. O evento, acrescenta o coordenador, “vem na sequência do Congresso Internacional da Corrida, que se realizou até 2018 e que este ano o PNMC decidiu levar para o Algarve, numa versão nacional, no âmbito das actividades da Capital Europeia do Desporto de 2019, que é Portimão”.


Formar técnicos e praticantes de corrida continua a ser, nas palavras de Pedro Rocha, o principal objectivo deste Congresso, “já considerado uma referência nacional a este nível de formação”. Este ano os temas passam sobre questões de saúde que, à primeira vista, poderiam ser impeditivas da prática da corrida, como a asma, mas que merecem ser vistas de outra forma. Do mesmo modo, também serão recordados os benefícios da corrida para a saúde, com destaque para factos que podem não ser os mais evidentes, tal como não serão também os fundamentos para a nutrição dos corredores.


Do programa fazem ainda parte recomendações para a prática da actividade física, da corrida e da marcha. O treino de força aplicado à corrida será outro dos temas “em cima da mesa” de um evento que não deixará de lado o reconhecimento dos protagonistas do atletismo nacional. “Da formação ao Pódio Europeu” será o tema apresentado pelos técnicos Diogo Sousa e Paulo Murta, este último a ser homenageado, no final do evento, juntamente com uma das atletas por si treinada, no Clube Oriental de Pechão, a marchadora Ana Cabecinha.


Apresentar projectos pioneiros


Este momento formativo terá ainda espaço reservado para a apresentação de projectos pioneiros, ou não fosse o programa que o organiza – o PNMC – um deles. O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, irá a Portimão para falar sobre o “Daily Mile Portugal”. O programa, implementado em 2012 na Escócia e actualmente com mais de dois milhões de crianças envolvidos, de 66 países, chegou ao nosso, a 17 de Setembro, no arranque do ano lectivo, na Escola Básica da Quinta da Paiã, em Odivelas, e o objectivo, de acordo com a FPA, é chegar a 140 escolas nacionais no primeiro ano de implementação.


Porque são ideias simples as que originam grandes resultados, este programa pioneiro parte da premissa de que com quinze minutos de corrida por dia – na versão ideal – ou três vezes por semana – na versão mínima – praticada por todas as crianças durante o período lectivo é possível revolucionar o futuro. Além do impacto na saúde, com benefícios cardiovasculares e cognitivos – os impulsionadores deste programa acreditam que a iniciativa ajudará a “produzir” mais e melhores atletas.
As inscrições para o Congresso da Corrida – Prof. Mário Moniz Pereira estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Agenda
Agenda
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros