Alto rendimento

De olhos postos nos ecrãs

07 maio 2020
2 min
Quanto tempo passa, hoje, em frente a um ecrã?

Do monitor do computador à TV, do telemóvel ao tablet… Seja em trabalho, em busca de entretenimento ou informação, até a praticar exercício físico ou a descobrir o que fazer com os pequenos Pimentinhas que circulam aí em casa, o tempo passado em frente ao ecrã é hoje maior.

E o que acontece aos nossos olhos?

A concentração da visão num ecrã reduz a normal frequência de pestanejar. Abrimos e fechamos os olhos menos vezes, resultando numa diminuição da lubrificação natural do olho.

A película lacrimal, produzida pela glândula lacrimal, desempenha um papel fulcral no mecanismo de defesa do olho. Juntamente com as pálpebras e a conjuntiva mantém a sua integridade, protegendo os olhos contra agentes externos e inibindo o desenvolvimento de microrganismos.

As alterações ao nível da qualidade e/ou quantidade da película lacrimal podem comprometer a visão, deixando o olho sujeito a agressões externas que provocam irritação e/ou desconforto ocular.

Os principais sintomas de secura ocular são prurido, ardor, fadiga ocular, lacrimejo, vermelhidão, sensação de corpo estranho.

Confira as dicas a adoptar para proteger os seus olhos.

Caso este artigo não tenha chegado a tempo e o desconforto ou irritação ocular já seja uma realidade, saiba que existem soluções adaptadas para o seu alívio e tratamento. Procure na sua farmácia.

5 Gestos a adotar para proteger os seus olhos

  1. Lembre-se de piscar os olhos com frequência.
  2. Faça uma pausa mínima de 5 minutos a cada 45 minutos para aliviar e descansar os olhos.

       Dica: olhe para o ponto mais distante da divisão onde se encontra e mexa os olhos em todas as           direcções.

  1. Coloque o ecrã a uma distância de 50 cm de si. A distância entre os seus olhos e o ecrã é determinante para o seu bem-estar visual.
  2. Coloque o ecrã numa posição que permita ter uma visão ampla.
  3. O ecrã deve ser colocado de forma perpendicular à luz do dia.
    Dica: 
    É aconselhável ter estores nas janelas para poder ajustar o nível de luz natural.
Agenda
Agenda
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros