Saúde

Caminhar 20 minutos por dia é suficiente para ficar em forma?

03 setembro 2020
2 min
A caminhada, num bom ritmo, equivale a actividade física aeróbica moderada, melhora a resistência cardiovascular, aumenta a capacidade pulmonar e fornece um ‘boost’ de felicidade.

Se há algo positivo que a quarentena e o respectivo confinamento trouxeram um pouco por todo o mundo foi a recuperação da tendência de correr e caminhar ao ar livre. Este hábito foi mesmo essencial para, nesse momento, muitos se manterem activos, ao mesmo tempo que desempenhou um um importante papel psicológico. Mais, como já foi constatado, levou a que muitas pessoas consideradas sedentárias começassem a fazer algum exercício e o incorporassem como um um hábito quotidiano.

Mas será que realizar uma caminhada diariamente é suficiente para nos mantermos em forma? De acordo com Vanesa Molina, especialista em Actividade Física e Ciências do Desporto, questionada pelo El País, “alguém que tenha o hábito de caminhar diariamente, durante pelo menos 20 minutos, subir e descer escadas a pé e não usar frequentemente o carro para passear, fazer compras, ou noutras deslocações, não deve preocupar-se se não conseguir treinar todos os dias”.

No entanto, e embora se possa afirmar que a caminhada equivale à realização de actividade física aeróbica moderada, melhore a resistência cardiovascular, desenvolva a capacidade pulmonar e incremente a sensação de bem-estar e de felicidade, entre outros benefícios, o corpo humano precisa de algo mais para ficar “no ponto”. É por isso que a especialista aconselha a que se façam três sessões semanais de força para manter o volume muscular adequado - principalmente, a partir de certa idade - , e para se desfrutar de uma óptima condição física, desde que permaneçamos activos durante o dia.

Deste modo, asseguramos que os músculos tenham a força necessária para funcionar de forma eficiente e como um suporte natural para os nossos ossos, e ainda para que cumpram a sua função metabólica, potenciando a queima de gordura mesmo em repouso.

Agenda
Agenda
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros