Treino mental

Treino mental no Desporto

04 fevereiro 2020
3 min
Já pensou na importância que tem a componente mental no desporto? Durante uma competição e durante um treino? E em momentos decisivos? Este é um dos aspectos fundamentais para se alcançar excelentes performances.

As componentes física, técnica e táctica devem estar sempre em sintonia com a mental. Se já se está a questionar sobre quando e como pode começar a realizar este trabalho, saiba que o treino mental pode ser realizado em qualquer altura da época desportiva. No entanto, para um melhor desenvolvimento desta componente, é fundamental que comece desde a pré-época.

O processo de acompanhamento inicia-se com uma avaliação, na qual se recorre à entrevista, ao questionário e à observação de treinos/competição. Após a recolha do máximo de informação sobre o atleta ou a equipa, também junto do treinador, directores desportivos e, em alguns casos, dos pais, é traçado um plano adequado às necessidades de cada atleta. O objectivo deste trabalho é potenciar ao máximo, e de forma especifica, as competências mentais, para que o atleta atinja as suas metas.

Quais os benefícios deste trabalho? Quantas vezes já verificou que, apesar de muitas horas de treino, chega ao momento de competir e não obtém o desempenho que poderia obter? Se fosse analisar os treinos de preparação para aquele momento, tudo indicaria que estava em perfeitas condições de ter uma excelente performance, mas isso acabou por ficar comprometido. O que acha que esteve na origem desta discrepância? Diria que a sua mente não estava ao melhor nível.

Desta forma, perceba o que pode desenvolver com este acompanhamento:

Aprenda a ganhar clareza sobre aquilo que realmente quer, traçando objectivos (para o treino e para a competição) que o mantenham motivado e direccionando o foco para aquilo que é mais importante para sua evolução.

Aprenda a colocar-se num estado óptimo, que permita regular os seus pensamentos, as suas emoções, antes e durante a prova e o treino.

Aprenda a voltar a focar no que é verdadeiramente importante em momentos críticos da prova: após cometer erros; quando o cansaço começa a instalar-se; quando se distrai com a excessiva preocupação com os seus adversários; com outras condições que fogem do seu controlo.

Comece a delinear rotinas mentais para o treino e para a competição de forma a optimizar a sua performance desportiva.

Estabeleça rotinas extra-desporto, nas quais possa evoluir, crescer e transformar-se na pessoa que precisa de ser para atingir os seus objectivos, seja na vida pessoal, profissional ou desportiva.

É, ainda, fundamental ver o atleta como um todo, uma vez que antes de ser atleta é um ser humano. Trabalhar questões para além do desporto, torna-se fundamental no trabalho a realizar. O mais importante é o bem-estar consigo mesmo. Se conseguir estar bem consigo, tem mais condições para atingir aquilo que quer nas várias áreas da vida, nomeadamente atingir excelentes resultados desportivos.

 

marianasilva.mentalcoach@gmail.com

treinomentalealtorendimento.wordpress.com

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