Opinião

Como lidar com o isolamento em casa?

31 março 2020
3 min
Num momento em que a maioria de nós teve obrigatoriamente de abrandar o ritmo de vida e passar (muito) mais tempo em casa, já se deparou com o dilema sobre como fazer o planeamento do seu dia? A Psicóloga e preparadora mental Mariana Silva deixa algumas sugestões.

Muitos de nós estamos habituados à correria diária e de repente vemo-nos, de alguma forma, forçados a ficar em casa durante semanas. E bem! Uma vez que é fundamental que todos possam contribuir ao máximo de forma a evitar a propagação do vírus.

No entanto, também acredito que se torna complicado para quem está habituado a ter dias em que pouco tempo passa em casa, com horários para tudo, e de repente tem de ficar em isolamento social, o que pode causar aborrecimento e ansiedade ao longo dos dias.

Desta forma, se já considerava fundamental ter um plano semanal em que incluímos várias actividades, agora acredito que se justifica ainda mais fazê-lo!

O simples facto de estarmos tanto tempo em casa, pode torna-se monótono. Por isso, aconselho que possam elaborar um plano para os vossos dias, onde incluam actividades como por exemplo:

  • Meditar/relaxar (pode visitar o meu canal no Youtube: Mariana Silva - Preparadora Mental);
  • Escrever (planear o dia, escrever sobre como se sentem, escrever um diário da gratidão);
  • Ler;
  • Estudar e/ou trabalhar;
  • Treinar, praticar exercício físico;
  • Trabalhar em vocês mesmos, no vosso desenvolvimento pessoal;
  • Ver um filme/série (sozinho ou em família);
  • Manter contacto social regular (através de vídeochamada, redes sociais, etc);
  • Partilhar momentos em família (se tiver essa oportunidade);
  • Aprender sobre coisas novas que gostam e que vos possam ser úteis;
  • Tempo de qualidade para o vosso sono;
  • Outras actividades que considerem importantes.

Ter um plano ajuda a optimizar o tempo, a passar melhor os dias e a perceber que há tempo para fazer tudo tranquilamente. É importante dar vários estímulos ao cérebro, por isso devemos variar nas actividades, proporcionando tempo para as actividades individuais e para actividades colectivas com aqueles que partilhem a casa connosco.

Ah! E o facto de existir um plano ajuda a não procrastinar e faz-nos sentir mais produtivos! Sim! Porque o facto de vermos que temos o tempo todo para fazer tudo, pode criar ilusão e existir maior tendência para criar momentos em que não fazemos nada, ou para passarmos demasiado tempo nas redes sociais, e isso pode levar ao aborrecimento ou aumentar os níveis de stress e ansiedade. Por isso, nutra o cérebro e o corpo com coisas que possam ser produtivas, mantendo-se minimamente informado sobre a situação do país, o que aconselho uma vez por dia, recorrendo a websites e fontes fidedignas.

 

Mariana Silva- Psicologia Desportiva

Mariana Silva – Licenciada e Mestre em Psicologia do Desporto e Exercício

Email: marianasilva.mentalcoach@gmail.com

Blog: treinomentalealtorendimento.wordpress.com

Canal YouTube: Mariana Silva – Preparadora Mental

Mariana Silva
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