Superalimento

5 boas razões para beber leite

28 abril 2020
3 min
Sabia que além de fornecer cálcio, essencial para os ossos, o leite é um alimento hidratante, proteico e rico em nutrientes? Fique a conhecer alguns dos principais benefícios deste superalimento.

Vivem-se tempos diferentes. A correria do dia-a-dia foi trocada por ficar em casa por período indeterminado. Mas continua a ser importante manter uma vida activa, mesmo em casa, além de uma alimentação equilibrada, optando por alimentos de elevada densidade nutricional em detrimento de alimentos com elevada densidade energética (que oferecem muitas calorias e pouca variedade de nutrientes).

O leite é sempre recomendado em todos os guias alimentares, incluindo a Roda dos Alimentos portuguesa: 2 a 3 porções diárias de lacticínios (leite, iogurte, leite fermentado, queijo, requeijão), geralmente integrados ao pequeno-almoço e lanches de crianças e de adultos, juntamente com outros grupos de alimentos, idealmente, cereais e fruta.

  1. Democrático, versátil e saboroso

O leite é um alimento economicamente acessível, com uma riqueza nutricional e uma relação custo benefício ímpares. Se for UHT tem uma boa durabilidade e pode ser consumido simples, com sabores, com cereais, com fruta. Também é muito utilizado na gastronomia, fazendo parte de um grande número de receitas variadas.

  1. Poucas calorias e muitos nutrientes

O leite é um alimento de elevada densidade nutricional, porque oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias. Uma alimentação rica em alimentos de elevada densidade nutricional é mais saudável, pois as calorias consumidas são ricas em nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. Um copo de leite meio-gordo de 250 ml oferece 118 kcal e nutrientes essenciais que contribuem para assegurar parte das necessidades nutricionais: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, riboflavina (vitamina B2), potássio, cálcio, fósforo, iodo e vitamina B12, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

  1. Hidratação

O leite é um alimento que também ajuda à hidratação diária, oferecendo uma grande variedade de nutrientes comparativamente à maioria das bebidas. 

  1. Ossos

O cálcio é essencial para os ossos. O leite e os seus derivados são, sem dúvida, as nossas maiores e melhores fontes deste mineral. São os alimentos que apresentam maior quantidade e onde o cálcio é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo comparativamente a outros alimentos. Para além do cálcio, as proteínas e o fósforo também contribuem para a manutenção de ossos normais.

  1. Proteínas

As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular. Se mantém o treino em casa, saiba que a evidência científica tem vindo a demonstrar que o leite simples e o leite com chocolate podem ser bebidas desportivas, apresentando vários benefícios na recuperação física pós-exercício. O perfil nutricional do leite e as suas características tornam-no uma bebida única para recuperação pós-exercício. É isotónico e combina, entre outros nutrientes, água, proteínas de alto valor biológico, hidratos de carbono e eletrólitos.

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