Destaque

Myrtos: os melhores e mais doces mirtilos

29 junho 2020
5 min
Se é fã de mirtilos certamente vai querer provar a Myrtos, que se orgulha de poder afirmar que produz os mirtilos mais doces do país.

“Baga da longevidade”, “rei dos antioxidantes” ou o “fruto da juventude”. Estas são apenas algumas designações pela qual o mirtilo é apelidado e que não deixam dúvida sobre os seus imensos benefícios. Não é por isso de estranhar que o seu consumo faça cada vez mais parte do dia-a-dia dos cidadãos um pouco por todo o mundo. Apesar dos muitos produtores que existem em Portugal, a marca Myrtos afirmou-se como uma das principais por produzir mirtilos de qualidade superior e que são o expoente da doçura.

Nascida da iniciativa e empreendedorismo de um grupo de jovens agricultores que tinham o objectivo de criar um projecto de produção de mirtilos sustentável no interior do país, a Myrtos nasce em 2013 e é hoje um dos maiores produtores deste fruto considerado um superalimento.

A exigência com a qualidade e diferenciação do projecto ficou desde logo comprovada com a aposta num terreno de 32 hectares no interior do Alentejo, e em novas técnicas, variedades e tecnologia de ponta: “Os melhores e mais doces mirtilos nascem aqui”, afirma perentoriamente o nosso entrevistado e sócio Francisco D’Orey, e continua: “Trabalhamos em harmonia com a natureza. As nossas práticas agrícolas são baseadas em princípios de redução dos impactos ambientais para garantir produtos saudáveis e da melhor qualidade. A ideia mudou o paradigma da agricultura de mirtilo no interior de Portugal. Provámos que esta terra não é apenas a mais adequada, pois o solo barrento garante o grau elevado de doçura, mas também a mais extraordinária para o desenvolvimento das plantas. Além disso, a água mineral e a exposição solar permitem-nos reduzir a utilização de fertilizantes químicos, fazemos agricultura de precisão e de forma tecnicamente muito apurada, não deixando nada ao acaso. Todos estas factores contribuem para um produto diferenciado”.

De notar ainda as práticas agrícolas baseadas em princípios de redução dos impactos ambientais permitem a oferta de produtos mais saudáveis.

100% nacionais, 100% portugueses

Apesar de ter trabalhado maioritariamente para o mercado externo, a Myrtos está agora também presente no mercado nacional e já tem até uma loja online, que está a ser um sucesso. Directamente do campo para a sua casa, os mirtilos são entregues diariamente, à sua porta, se assim o desejar, nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Amadora, Loures e Odivelas.

E a preocupação com a qualidade superior também se reflecte na entrega, o que assume a maior importância dado este ser um produto sensível. “Há aqui perícia e investimento técnico que nos permite garantir que o mirtilo chega ao consumidor com a mesma frescura e qualidade directamente do campo para casa e em tempo útil. A corrente de frio é rigorosamente mantida, desde a colheita, à refrigeração e ao transporte, até ao momento de entrega”, revela o sócio.

E os projectos da Myrtos não se ficam por aqui: “Queremos aumentar a área de produção, melhorar algumas variedades produtivas e chegar ainda a mais mercados, nomeadamente Brasil e Estados Unidos”.

mirtilos 2

Mirtilo: Um superalimento

Hoje em dia o mirtilo é considerado um “superalimento”. Este pequeno fruto escuro é bastante rico e muito saudável para comer, acreditando-se que tenha um dos níveis mais altos de antioxidantes entre toda a variedade de frutas e legumes existentes.

Além das propriedades antioxidantes, de serem doces, coloridos e integrarem bem vários pratos e snacks, os mirtilos trazem ainda vários benefícios para a saúde do coração e cérebro, e as suas diversas vitaminas e sais minerais actuam na prevenção de doenças como o Alzheimer, cancros, problemas de visão, infecções respiratórias, renais e da boca.

“Este não é um produto barato, mas pessoas têm cada vez mais consciência dos seus benefícios e o seu consumo tem vindo a aumentar muito, nomeadamente no Sul da Europa. Também durante esta época de pandemia o mirtilo ganhou popularidade pela sua importância para criar defesas e reforçar o sistema imunitário”, comenta ainda o responsável.

mirtilos 8

Para mais informações sobre a Myrtos, clique aqui.

 

Leia também: 

Agenda
Agenda
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros