Sapatilha Index.01 da Salomon amiga do ambiente
A Salomon vai colocar no mercado, em 2021, a Index.01, uma sapatilha de corrida de alto rendimento reciclável, projectada para ser desmontada.  
Foto:Cortesia da organização

A sapatilha é fabricada com poliéster reciclado na parte superior e poliuretano termoplástico (TPU) na parte inferior, com a equipa de desenvolvimento da Salomon a garantir que ambas as partes da Index.01 são recicláveis. 

A Salomon, marca líder em desportos outdoor, como trail running ou esqui, apresenta a Index.01, uma sapatilha de corrida de alto rendimento projectada para ser reciclada. O resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento no centro de design da Salomon em Annecy, nos Alpes franceses, é um calçado fabricado para reduzir o desperdício de material utilizando os princípios dos ciclos de vida circulares. Estará disponível no mercado na Primavera de 2021.

Quando a equipa de calçado da Salomon se propôs a criar uma sapatilha de corrida multifuncional que cuidasse do planeta, o seu objectivo era torná-la reciclável sem sacrificar o rendimento. Materiais únicos e fabrico exclusivos tornaram o sonho realidade.

A nova sapatilha utiliza poliéster reciclado na parte superior e poliuretano termoplástico (TPU) na parte inferior, a equipa da Salomon garantiu que ambas as partes da Index.01 fossem recicláveis. No final de vida útil do calçado, a palmilha reciclada é retirada para que as partes superior e inferior sejam separadas e iniciem o seu processo de reciclagem. Uma vez separado, o fundo será triturado em pequenos grânulos e então misturado com TPU virgem para fazer, entre outros produtos, botas de esqui alpinas Salomon. A parte superior de poliéster também pode ser reutilizada para o fabrico de tecidos.

A espuma acolchoada em base TPU na parte inferior e a geometria R.Camber (rocker) da sapatilha, que ajuda a impulsionar o corredor para frente com uma transição rápida para que passe menos tempo no solo, garantem o rendimento da Index.01 em corrida. Combinando desempenho, estilo e valores, a Index.01 tem um visual limpo, porém inovador, projectada para ser competitiva na corrida em estrada e ter um visual elegante num ambiente mais casual. Com apenas 285 gramas, é ideal para o treino diário, apresentando um drop de 9 mm, assim como um forro de meia moldado feito de material 100% reciclado (espuma EVA reciclada e um revestimento de poliéster reciclado).

 

Partilhar