Estrada
INEOS 1:59 Challenge: Entrará Eliud Kipchoge entrar para a história?
10 outubro 2019
3 min
Eliud Kipchoge prepara-se para ser o primeiro homem da história a correr os míticos 42,195 quilómetros em menos de 2h00. A tentativa, ao abrigo do INEOS 1:59 Challenge, acontece este Sábado,12 de Outubro, em Viena, Áustria.

Foto: INEOS 1:59 Challenge

O INEOS 1:59 Challenge, que aposta no campeão olímpico e recordista mundial da distância (2h01m39s, 16 de Setembro de 2018, Berlim, Alemanha), Eliud Kipchoge, para ser o primeiro homem da história a correr os míticos 42,195 quilómetros em menos de 2h00, anunciou que a tentativa do queniano vai acontecer amanhã, dia 12 de Outubro, em Viena, Áustria. De acordo com os mentores deste projecto, estão reunidas as condições para que se faça história na maratona. Hoje à tarde será anunciada a hora, que poderá ser entre as cinco e as nove (hora local, menos uma hora em Portugal).

"Analisámos os padrões meteorológicos de Viena e as condições parecem-nos  as ideais em termos de temperatura, humidade, vento e precipitação para a manhã de Sábado. Devemos ter um vento inferior a 2m/s na zona da partida e uma temperatura entre os 5 e os 9 graus centígrados das 5 às 8 horas da manhã. Depois dessa hora, a temperatura irá aumentar e a humidade descer. Para conseguirmos avançar com o desafio, necessitamos também de um período de 24 horas sem chuva, para que o percurso se mantenha totalmente seco, algo que está previsto que se consiga também no sábado", declarou Robby Ketchell, chefe do departamento de análise meteorológica do INEOS 1:59 Challenge.

Garantidas as condições ideais, e estando Eliud Kipchoge completamente treinado e preparado para este desafio planeado até ao mais ínfimo pormenor, inicia-se agora a fase de alteração do plano nutricional do atleta, no sentido de acumular glicogénio suficiente para o grande dia. A isto a equipa do INEOS 1:59 Challenge chamou  "carb-loading" e o processo passa essencialmente por um período no qual os hidratos de carbono serão a fonte principal da energia ingerida por Kipchoge.

Também o grupo de lebres, que irá seguir com o atleta durante o percurso está bem preparado. Nele estão incluídos as maiores referências do atletismo internacional, conforme se pode verificar na lista abaixo:

PacemakerList

 

 

Quanto ao protagonista, Eliud Kipchoge disse: "Aprendi muito com a minha tentativa anterior e realmente acredito que posso correr as distância 26 segundos mais rápido do que em Monza, há dois anos. Estou muito orgulhoso por ter aceite o desafio apresentado pelo INEOS e empolgado por mostrar ao mundo que, quando nos concentramos no nosso objectivo, quando trabalhamos "duro" e quando acreditamos em nós tudo é possível!"

Para o atleta, outro facto importante, como foi divulgado pelos responsáveis deste projecto, é ter uma multidão a apoiar esta sua tentativa de entrar para a história como o primeiro homem a correr uma maratona abaixo das 2h00, por isso, na página oficial do INEOS 1:59 é incentivada a inscrição do público para assistir ao evento. Para quem não puder estar no local, Eliud Kipchoge pode ser visto em acção aqui.

 

 

Partilhar