Estrada
Maratona de Frankfurt:Avelino Eusébio faz melhor marca nacional do ano
28 outubro 2019
1 min
A Maratona de Frankfurt decorreu ontem, com recorde no percurso feminino, conquistado pela queniana Valary Jemeli Aiyabei, em 2h19m10s. A prova, que foi ganha pelo etíope Fikre Bekele Tefera, em 2h07m08s, viu Avelino Eusébio, do GFD Running, carimbar a melhor marca nacional da época (2h18m50s).

Foto: DR/Meia Maratona do Porto

A Maratona de Frankfurt, classificada pela International Association of Athletics Federations como Gold Label, decorreu ontem, na Alemanha, com a queniana Valary Jemeli Aiyabei, a estabelecer o novo recorde feminino do percurso, em 2h19m10s. Com esta marca, a prova passou a ser a sétima com o registo mais rápido de sempre, do lado feminino. O segundo e terceiro lugares foram alcançados pelas etíopes Alemu Kebede e Wondimagegn Assefa, com 2h21m10s e 2h22m11s, respectivamente.

O grande vencedor foi o etíope Fikre Bekele Tefera, que cortou a meta com a marca de 2h07m08s. Ao segundo lugar do pódio subiu o também etíope Dawit Arega Wolde (2h07m10s). Em terceiro lugar classificou-se Aweke Ayalew Yimer, do Bahrain (2h07m12s).

A nível nacional, destaca-se a prestação de Avelino Eusébio, do GFD Running, que carimbou a melhor marca de um português na distância nesta época, ao conquistar a meta em 2h18m50s, sucedendo, assim, ao atleta do Sport Lisboa e Benfica, Rui Pinto (2h19m09, tempo alcançado em Hamburgo). De referir que o português alcançou o 33.º lugar da geral, nesta que foi a sua estreia na distância.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

Partilhar