Estrada

2020 é ano de Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus

27 dezembro 2019
2 min
O próximo ano avizinha-se competitivo no que ao atletismo diz respeito, com os Campeonatos Mundiais de Pista Coberta, em Nanjing, China; os Jogos Olímpicos em Tóquio; e os Campeonatos da Europa em Paris, a serem os "cabeças de cartaz".

Com 2020 à porta, é hora de olhar para o calendário de competições de atletismo. No que diz respeito ao alto rendimento e à competição de selecções, claramente os eventos mais importantes serão, por ordem cronológica, os Campeonatos Mundiais de Pista Coberta, a realizarem-se em Nanjing, na China, de 13 a 15 de Março; os Jogos Olímpicos, que se realizam, em Tóquio, Japão, entre 31 de Julho e 9 de Agosto; e os Campeonatos da Europa de Pista, que acontecem de 25 a 30 de Agosto, em Paris.

Destaque ainda para o Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética, que se realizará a 2 e 3 de Maio, em Minsk, na Bielorrússia; e para o Campeonato Mundial de Meia Maratona, que terá lugar em Gdynia, na Polónia, a 29 de Março.

O atletismo adaptado de alto rendimento tem cinco grandes provas internacionais: o Campeonato da Europa de Corta-Mato (INAS), em Sestriere (Itália), a 17 e 18 de Março; os Mundiais de Síndrome de Down (IAADS), em Antalya (Turquia), de 31 de Março a 7 de Abril; a Taça do Mundo de Maratona (IPC), em Londres (26 de Abril); os Europeus IPC, em Bydgoszz (Polónia), de 3 a 7 de Junho; os Europeus INAS, em Saransk (Rússia), de 20 a 26 de Junho; e o ponto alto da época, os Jogos Paralímpicos, em Tóquio (Japão), de 28 de Agosto a 6 de Setembro.

Portugal recebe duas competições internacionais: a Taça da Europa de Lançamentos, que se realiza nos dias 2 e 3 de Março, em Leiria; e o Campeonato da Europa de Corrida em Montanha, que acontece a 4 de Julho, em Cinfães.

Em veteranos, Portugal acolhe duas competições europeias: a de pista coberta, que decorre em Braga, de 15 a 21 de Março; e a de trail e montanha, que acontece na Madeira, de 27 a 29 de Março.

O calendário da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) também já foi divulgado. As competições nacionais e meetings decorrerão em 14 distritos. O calendário começa com os Campeonatos Nacionais de Estrada (11 de Janeiro) e pode ser consultado aqui.

Partilhar