Estrada
Samuel Barata e Salomé Rocha são campeões nacionais de estrada
12 janeiro 2020
2 min
Realizou-se ontem, no Jamor, em Oeiras, o Campeonato Nacional de Estrada. Samuel Barata, do Sport Lisboa e Benfica, e Carla Salomé Rocha, do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se campeões. Colectivamente venceu o Benfica, em masculinos, e o Sporting, em femininos.

Fotos: Marcelino Almeida

A tarde de ontem foi a escolhida pela Federação Portuguesa de Atletismo para encontrar os novos campeões nacionais de estrada. Mais uma vez foi o Jamor, em Oeiras, a acolher a competição, que foi ganha pelo atleta do SLB, Samuel Barata, que já a havia vencido em 2018. O atleta do SLB, que este ano parou o cronómetro aos 29m32s, atribuiu a vitória à preparação que fez para a Maratona de Valência. Sobre o percurso, Samuel Barata referiu-se aos 10 km como “muito difíceis, táticos e com muita gente que quer ganhar".

Foi precisamente na “famosa” subida final do percurso que ficou decidido o pódio masculino, com Luís Saraiva (29m39s), do Sporting de Braga, a garantir a segunda posição; e Rui Pinto (29m44s), do SLB e a defender o título, a terminar no terceiro lugar. Colectivamente, o SLB repetiu a vitória do ano passado; na segunda posição classificou-se o Braga; e o Sporting Clube de Portugal (SCP) garantiu o terceiro lugar.

Salomé Rocha consegue o seu primeiro título de campeã nacional de estrada

Do lado feminino, a atleta do SCP, Salomé Rocha foi a mais forte, conseguindo arrecadar o seu primeiro título de campeã nacional de estrada, terminando com a marca de 32m49s. No final, a atleta disse que esta foi uma vitória “muito especial”, aproveitando para reforçar que o seu objectivo para este novo ano é estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio: “Eu e o meu treinador costumamos traçar um objectivo de cada vez, mas estamos em ano de Jogos, tenho mínimos na maratona, e quero marcar presença. No entanto, sabemos que temos grandes atletas nacionais e vamos todas tentar lutar por uma presença em Tóquio."

81808278_10216313065367908_9093605621550284800_o

Apesar de nos primeiros quilómetros a luta pela vitória ter sido renhida, Salomé Rocha acabou por “descolar” das restantes atletas aos seis quilómetros conquistando a vitória isolada. Em segundo lugar classificou-se a sua companheira de equipa Jéssica Augusto, com a marca de 33m15s. O pódio ficou completo com a chegada de Catarina Ribeiro, também do SCP e campeã em título, com o tempo de 33m27s. Colectivamente, a formação leonina voltou a vencer. Em segundo lugar ficou o Recreio Desportivo de Águeda e, em terceiro lugar, o Sporting de Braga.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

 

Partilhar