Estrada

De bicicleta para a Meia Maratona de Cascais

30 janeiro 2020
5 min
Se vai participar na Montepio Meia Maratona de Cascais, que tem data marcada para 9 de Fevereiro, e ainda não decidiu o seu meio de transporte para chegar até lá, temos uma sugestão. Vá de bicicleta!

Foto: Luís Ferreira

A 4.ª edição da Montepio Meia Maratona de Cascais irá ter um Bike Park Specialized, que consiste num espaço reservado para bicicletas, que funcionará no parque de estacionamento da Cidadela de Cascais

A iniciativa já lançada na edição anterior pela organização da prova, a HMS Sports, em parceria com o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, conta este ano com o apoio da Specialized, reconhecida marca de bicicletas e equipamentos ciclísticos.

Portanto, os participantes da Meia Maratona e da corrida de 5 km poderão deslocar-se para o evento de bicicleta e deixá-la no Bike Park Specialized. O espaço funcionará entre as 08h00 e as 14h00, sendo obrigatória a apresentação do dorsal oficial do evento por parte do atleta aquando da entrega e da recolha da bicicleta. Quando a ocupação do parque estiver completa, a organização não poderá aceitar mais bicicletas.

“Fazer os ciclistas felizes é o que move a Specialized, sendo esta uma excelente oportunidade de proporcionar essa felicidade. Convidamos todos os participantes da Meia Maratona de Cascais a deslocarem-se de bicicleta para o local da prova, onde estará disponível um parque que guardará em segurança as bicicletas e os pertences de todos os atletas”, sublinhou Nelson Risso, responsável de Marketing da Specialized Portugal.

A Specialized vai ainda disponibilizar duas bicicletas Turbo Vado eléctricas para o evento: uma assinalará a frente dos 5 km de Cascais e a outra fechará a prova.

A pensar na redução do impacto ambiental a organização da Meia Maratona de Cascais adoptou várias medidas como: a eliminação de 30.000 sacos de plásticos; aposta no formato digital e na oferta de plantas para os três primeiros classificados; incentivo à utilização de transportes públicos; disponibilização de um bengaleiro para bicicletas; utilização de carros eléctricos durante o evento e reforço dos contentores diferenciados para a separação do lixo e promoção da reciclagem na zona da partida, meta e nos pontos de abastecimento ao longo do percurso.

Inscrições

Além da Meia Maratona com partida e chegada junto ao Passeio D. Luís, Baía de Cascais, a 9 de Fevereiro, irá realizar-se também no mesmo dia uma corrida de 5 km no mesmo local.

Na véspera, a tarde de sábado é dedicada à Corrida das Crianças, para campeões nascidos entre 2007 e 2015. As distâncias são adaptadas às idades dos participantes e realizam-se na íntegra na Baía de Cascais - Bambis (2014 a 2015): 300 metros; Benjamins A (2011 a 2013): 500 metros; Benjamins B (2009 a 2010): 700 metros; Infantis (2007 a 2008): 1000 metros.

As inscrições decorrem até 8 de Fevereiro, isto se não atingirem o limite de participantes antes do período definido. Até 6 de Fevereiro a Meia Maratona tem um custo de 15 euros e a corrida de 5 km de 11 euros, a partir desta data acresce um valor em ambas as provas.

Já a corrida das crianças tem um custo único de 3 euros. O valor das inscrições da Corrida das Crianças reverte na totalidade para para a Associação MIMAR, uma Instituição de Solidariedade Social que criou um Centro de Acolhimento Temporário - CASA MIMAR - para crianças em perigo, dos 0 aos 6 anos, sem família natural conhecida ou que tenham sido por ela abandonadas ou retiradas por decisão judicial.

Os prémios da Meia Maratona

Os três primeiros classificados masculinos e femininos irão recebeu um troféu alusivo ao evento, que será uma planta, e também um cabaz de produtos LIDL, oferta do official food partner.

A CONTINENTAL oferece um jogo de pneus aos vencedores masculino e feminino, enquanto o Hotel Cascais Miragem oferece um almoço buffet no restaurante Oásis.

Haverá igualmente prémios para os atletas masculino e feminino que passem na 20.ª posição na Meta Volante instalada aos 10 km e que concluam a meia maratona. Para estes dois atletas, o LIDL irá oferecer uns auscultadores Silvercrest.

Os inscritos nesta prova irão receber uma camisola de manga comprida, marca HMS Sports. A escolha do modelo (feminino ou masculino) e o tamanho é feita pelo atleta no formulário de inscrição, disponível aqui.

Programa:

8 Fevereiro

16h00 – Corrida das Crianças

9 Fevereiro

10h00 – Partida da meia maratona

10h10 – Partida 5 km de Cascais

12h00 – Cerimónia de pódio

 

Pode inscrever-se aqui 

Mais informações aqui

Partilhar