Estrada
Davis Kiplangat e Lydia Lagat vencem Crosse das Amendoeiras em Flor
04 fevereiro 2020
2 min
A 43.ª edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor deu a vitória ao Quénia, mas a portuguesa Salomé Rocha (Sporting CP) também subiu ao pódio da última prova que integra o circuito internacional de corta-mato da World Athletics.

Foto: Facebook CM Albufeira

Albufeira voltou a estar no mapa do corta-mato mundial onde se reuniram cerca de 800 atletas de diversas nacionalidades, na Pista de Crosse das Açoteias, no Domingo (2 Fevereiro).

A manhã começou com o 18.º Corta Mato Jovem das Areias de São João, uma prova regional que todos os anos antecede ao Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. Mais de meio milhar de atletas de todas as idades, incluindo os escalões de formação, competiram nesta prova, integrada no Campeonato Regional de Corta-Mato.

A 43.ª edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor deu a vitória aos atletas quenianos, masculino e feminino, Davis Kiplangat e Lydia Lagat, respectivamente.

No escalão masculino, na prova de 9230 metros, assistiu-se desde o primeiro quilómetro ao duelo entre o queniano Davis Kiplangat (Sporting Clube de Portugal) e o seu compatriota Richard Yator (Quénia). Mas o primeiro a terminar a prova foi Davis Kiplangat em 27m11s, apesar de Richard Yator cortar a meta apenas um segundo depois (27m12s).

O terceiro lugar foi ocupado pelo eritreu Yemane Haileselassie (Eritreia), com 28m33s, que na última volta passou Rui Pinto (SL Benfica). O português classificou-se em quarto lugar com um tempo de 28m38s, à frente de Rui Teixeira (Sporting), campeão de Portugal nos últimos dois anos, que chegou em 5.º lugar em 29m11s.

No escalão feminino, na prova de 6090 metros, a vitória pertenceu à queniana Lydia Lagat, com a marca de 20m20s. Em segundo ficou a eritreia Rahel Daniel (Eritreia), com 20m48s, que na última volta ultrapassou Salomé Rocha (Sporting CP), que conseguiu cortar a meta em 20m59s, sendo a melhor portuguesa, à frente da também sportinguista Catarina Ribeiro (21m39s), que terminou em quarto lugar.

  

Resultados completos aqui

 

Reveja a competição na íntegra em live streaming aqui

Partilhar