Estrada

Maratona de Tóquio cancelada devido ao coronavírus

17 fevereiro 2020
1 min
Depois de a organização da Maratona de Tóquio ter pedido aos atletas chineses para não participarem este ano, a mesma acabou por decidir cancelar o evento devido ao coronavírus.

Foto: DR

As preocupações inerentes à epidemia COVID-19, popularizada como coronavírus, afectam também o mundo do desporto, principalmente com os Jogos Olímpicos a realizarem-se no Japão, país-vizinho da China, onde teve origem esta epidemia. Os primeiros reflexos aparecem na Maratona de Tóquio, agendada para 1 de Março, com a organização, numa primeira fase, a pedir aos atletas chineses que voluntariamente decidam não participar no evento, como se pode ler no comunidado:“Devido às alterações no processo de entradas no Japão, gostaríamos de pedir a todos os corredores residentes ou oriundos da China, que se abstenham de participar, de forma voluntária.”

Hoje a organização desta prova que integra o circuito Abbott World Marathon Majors, e depois de ter sido confirmada a primeira morte no país causada pelo coronavírus, decidiu cancelar o evento, mantendo apenas a competição para a elite e de cadeira de rodas. Vão participar, assim, cerca de 200 atletas, que têm uma das últimas hipóteses para carimbar o passaporte, nesta distância, para os Jogos Olímpicos.

Para “compensar” os atletas recreativos, a organização da Maratona de Tóquio comprometeu-se a oferecer a entrada para o evento em 2021. Recorde-se que no ano passado participaram cerca de 38 mil chineses na Maratona de Tóquio.

Partilhar