Estrada

COVID-19: FPA emite recomendações para as competições nacionais

05 março 2020
2 min
Apesar de manter as competições previamente agendadas, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) emitiu uma série de medidas preventivas que se enquadram nas recomendações das entidades de saúde competentes.

 

As competições nacionais de atletismo previamente agendadas vão realizar-se. Esta é uma certeza dada pela FPA que, de acordo com a mesma entidade, respeita inteiramente as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), implementadas a nível nacional pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), e segue as recomendações da World Athletics e da Comissão Médica da European Athletics. "Pesou ainda nesta decisão da FPA o facto de estas competições serem de âmbito nacional, o que não obriga à deslocação em transportes colectivos nem prevêem a participação de atletas estrangeiros", completam os responsáveis.

Foi "em consonância com os documentos emitidos pelas referidas entidades", que a Federação Portuguesa de Atletismo listou uma série de recomendações preventivas que se dirigem a todos os participantes, entre comunidade atlética, imprensa e público em geral: 

1. Deslocação individual para o local da competição;

2. Medição da temperatura corporal antes de se deslocar para a competição;

3. Em caso de doença, contacto com um caso confirmado de COVID-19 ou permanência numa área com transmissão comunitária activa nos últimos 14 dias, é aconselhada a não comparência no evento;

4. Comunicar possíveis casos de contacto ao responsável técnico ou médico da equipa;

5. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou soluções anti-sépticas de base alcoólica;

6. Adoptar medidas de etiqueta respiratória, tais como tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com um lenço de papel ou o braço, ao invés das mãos, e, posteriormente, deitar sempre o lenço de papel para o lixo);

7. Por fim, evitar o contacto próximo com pessoas com infecção respiratória.

De modo a que todos tomem conhecimento das medidas, a Federação Portuguesa de Atletismo vai ainda afixá-las no local de cada evento. No que concerne aos trabalhadores e participantes em eventos públicos e de massas, o departamento médico da organização vai desenvolver um plano de contingência que assume o encaminhamento de casos suspeitos em articulação com os serviços de saúde local e de saúde pública.

Partilhar